Tempo - Tutiempo.net

Famosos repercutem e lamentam destruição do Museu Nacional

Caetano Veloso, Luciano Camargo, Ana Vilela e outros artistas usaram suas redes sociais para falar sobre tristeza com a perda do patrimônio histórico.

PAOLLA OLIVEIRA NOSSA HISTÓRIA

Caetano Veloso, Luciano Camargo, Susana Vieira, Bruna Marquezine, Ana Vilela e outros famosos usaram suas redes sociais para lamentar a destruição do Museu Nacional, na Zona Norte do Rio, na noite deste domingo (2).

Um incêndio de grandes proporções atingiu a instituição, que completou 200 anos em 2018 e tinha um acervo de 20 milhões de itens.

O museu sofria com falta de reformas e enfrentava problemas de orçamento.

A repercussão do incêndio:

Caetano Veloso, cantor, via Instagram
“Manifestamos nosso luto e solidariedade pela tragédia do Museu Nacional. Esse episódio precisa gerar um salto de consciência em toda a sociedade pelo fim do descaso com a preservação da arte e da cultura no Brasil. Muitos equipamentos e instituições públicas correm o mesmo risco. Não podemos permitir a destruição do nosso Patrimônio histórico”.

Luciano Camargo, cantor, via Instagram
“Tragédia anunciada por conta do descaso que ele sofreu tantos anos…”
Monica Iozzi, atriz e apresentadora, via Instagram
“Que tragédia. Estou estarrecida e me perguntando que futuro tem um país que não cuida da própria história”.

Luana Piovani, atriz, no Instagram
“Sem futuro e o descaso vai nos deixar, também sem passado”

Ana Vilela, cantora, via Instagram
“Descaso. A história cada vez importa menos. O museu mais antigo do país, e todo o seu acervo queimando e apagando o que importa de verdade. Mas afinal, o que é que importa de verdade, não é? Que retrato infeliz, Brasil. L U T O”

Paula Braun, atriz, via Twitter
paulinhabraun
✔@PaulinhaBraun
Não consigo nem falar da perda do acervo do museu nacional. É pior ainda é ver TODOS (ou quase???) os políticos falando MERDA tentando tirar proveito da situação. Eu quero que queimem. De verdade.
paulinhabraun
✔@PaulinhaBraun

Não tem culpado não! É essa cultura de merda do brasileiro que prefere sediar a copa do que cuidar das próprias riquezas e da própria história. Acho melhor privatizar tudo mesmo. Entrega que os gringos vão cuidar melhor.

Astrid Fontenelle, apresentadora, via Instagram
“Uma tragédia para a História, a Cultura e a Ciência. Os três andares do palácio abrigam um acervo de 20 milhões de itens, incluindo documentos da época do Império; fósseis (o mais antigo do Brasil e que essa semana Gabriel estudou na escola); coleções de minerais; e a maior coleção egípcia da América Latina.

Trata-se da instituição científica e do museu mais antigos do Brasil, tendo em maio último completado 200 anos. A visitação média mensal é de 5 a 10 mil pessoas. Eu me somaria a esse número esse ano!!! Um crime!!! E vem aí 20 anos sem investimento na área da educação…. Indo dormir arrasada”.

Sophie Charlotte, atriz, via Instagram
“Meu coração está tão apertado! Cresci aprendendo a amar o Museu Nacional. E agora sei que meu filho não vai poder compartilhar dessa história. Além de tantas faltas que estamos vivendo como brasileiros, estamos hoje ficando muito mais pobres de história e cultura”

OUTRAS NOTÍCIAS