Tempo - Tutiempo.net

GRÃO MESTRE DO GOBA REALIZOU PALESTRA PÚBLICA EM UIBAI

Soberano Gilberto Lima, Grão-Mestre do Goba

Como parte do projeto de implantação da Loja Maçônica Farol de Canabrava  nº 17 na sede do município de Uibaí, noroeste da Bahia, o Grande Oriente da Bahia, através do seu Grão-Mestre, Soberano Irmão Gilberto Lima da Silva, proferiu no dia 09 de julho de 2016, uma Palestra Pública, na Câmara Municipal da Cidade, com o intuito de apresentar a Ordem Maçônica à comunidade Uibaiense.

Para divulgar a Palestra, foi colocado um carro de som anunciando o evento pelas ruas e praças da cidade.

Também, na emissora de rádio local, os Irmãos Marcos Batista de Carvalho e Overlaque Brito Dourado concederam uma entrevista, convidando a população local e respondendo às perguntas do repórter e da comunidade.

Como consequência, o comparecimento da população à Câmara Municipal foi muito bom, lotando suas galerias.

Destaca-se, ainda, o grande interesse demonstrado pelo povo local que ali compareceu, interagindo e tirando suas dúvidas sobre a Maçonaria, sua história, seus mitos e objetivos.

Também estavam presentes alguns Vereadores da cidade, além de diversas Autoridades Maçônicas da região e da capital do Estado.

Além do Grão-Mestre e do Grão-Mestre Adjunto do GOBA, Soberano Irmão Gilberto Lima da Silva e Eminente Irmão Joaquim Dourado Primo, respectivamente, estavam presentes os Grandes Secretários do GOBA Antonio Alves Rodrigues Calado (Relações Exteriores), Medson Janer da Silva (Educação e Cultura), membros do Conselho de Justiça Maçônica (André Martinez Rocha), os Veneráveis Mestres das Lojas Renascença (Irecê), Sabedoria, Força e Beleza (Feira de Santana), Estrela da Paz (Feira de Santana) e União Fraternal de Salvador (Salvador).

Também prestigiaram o evento os Veneráveis Mestres das Lojas jurisdicionadas à Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia – GLEB – existentes na região: Irecê, Barra do Mendes, Lapão e Presidente Dutra.

UIBAÍ (antiga Canabrava do Gonçalo) localiza-se no noroeste do Estado da Bahia, na microrregião de Irecê, a 536 km de Salvador, capital do estado. Sua população é estimada em torno de 13.625 habitantes, segundo contagem do IBGE, em 2010.

O município é composto pela Sede, pelo Distrito de Hidrolândia e pelos Povoados: Quixabeira, Boca D’ Água, Olho d’Água, Lagoinha, Laranjeiras, Zumba, Brasil, Poço, Altamira, Sobreira, Grama, Paraibinha, Caldeirão, Fazenda Boa Sorte, Mandacaru e Circuito dos Baixões.

A nova Loja Maçônica jurisdicionada ao Grande Oriente da Bahia foi fundado pelos Irmãos da Renascença nº 04 (Irecê) e funcionará às terças-feiras na Praça Marinho Carvalho, 130 – Centro.

O Rito adotado é o Escocês, Antigo e Aceito e pretende Iniciar cidadãos uibaienses para compor o seu Quadro.

Assessoria de Comunicação do Grande Oriente da Bahia – GOBA

OUTRAS NOTÍCIAS