Tempo - Tutiempo.net

NASA publica foto deslumbrante de partículas voando quase à velocidade da luz

© Foto : Centro de Voos Espaciais Goddard da NASA/Brian Monroe

A nova imagem apresentada pela NASA mostra como vemos o curso da luz e as suas três formas de aceleração no espaço.

Pesquisadores da agência espacial americana mostraram as acelerações da luz devido a campos eletromagnéticos, explosões magnéticas e interações onda-partícula, escreve Express.

“Cientistas suspeitam que a reconexão magnética seja uma forma de as partículas serem aceleradas a uma velocidade próxima à da luz […] Esta ilustração retrata os campos magnéticos em torno da Terra, cujo estalo e realinhamento, fazem com que as partículas carregadas sejam jogadas para longe em alta velocidade”, comunicou a NASA.

Além disso, especialistas advertiram que “enormes” explosões solares se tornarão mais comuns nos próximos anos.”Depois que nosso Sol passar o Mínimo Solar atual, espera-se que as proeminências da atividade solar se tornem mais comuns nos próximos anos”, alertaram.

A recém-publicada fotografia marca o centésimo aniversário desde que um eclipse solar demonstrou a teoria da relatividade geral de Albert Einstein.

Ilustração da NASA mostra como campos magnéticos em torno da Terra fazem com que partículas carregadas sejam lançadas para longe a altas velocidades
© NASA
Ilustração da NASA mostra como campos magnéticos em torno da Terra fazem com que partículas carregadas sejam lançadas para longe a altas velocidades

Antes disso, o físico teórico alemão também tinha desenvolvido a teoria da relatividade especial, que mostrou que as partículas de luz viajam através de um vácuo a um ritmo constante.

Sputnik

OUTRAS NOTÍCIAS