Tempo - Tutiempo.net

Nave Soyuz decola para Estação Espacial Internacional com três astronautas

Nave espacial Soyuz MS-07 leva três astronautas para Estação Espacial Internacional (Foto: Kirill KUDRYAVTSEV /AFP)

A nave espacial russa Soyuz MS-07 foi lançada neste domingo (17) com três astronautas a bordo. A missão tem como destino à Estação Espacial Internacional e saiu do cosmódromo de Baikonur, nas estepes do Cazaquistão.
No total, os astronauras ficarão mais de quatro meses no espaço (122 dias).

O japonês Norishige Kanai, o americano Scott Tingle e o russo Anton Chkaplerov decolaram às 5h21 (no horário de Brasília). No entanto, serão necessários dois dias para que eles cheguem à Estação Espacial Internacional.

“O foguete da Soyuz MS-07 decolou com sucesso do cosmódromo de Baikonur”, anunciou a agência espacial russa Roskosmos em um comunicado poucos minutos depois do lançamento.

A Estação Espacial Internacional é um laboratório construído no espaço por meio do consórcio entre 16 países. A estação tem por objetivo facilitar as pesquisas desenvolvidas no espaço e servir de base para missões à Lua e à Marte.

No dia 19 de dezembro, pouco antes das 9h GMT (7h de Brasília), eles serão recebidos a bordo da estação orbital por seu capitão, o cosmonauta russo Alexander Missourkin, e pelos outros dois tripulantes americanos, Mark Vande Hei e Joe Acaba, que chegaram em setembro.

Conheça os astronautas

Esta será a primeira viagem espacial para o cosmonauta da Agência de Exploração Espacial do Japão (Jaxa), Norishige Kanai, bem como para Scott Tingle, da Agência Espacial Americana (Nasa), de 52 anos de idade.

Nascido em dezembro de 1976, Norishige Kanai é o mais jovem astronauta japonês a ir para o espaço.

O Japão já não está treinando astronautas para missões na ISS, mas anunciou este ano que quer enviar seu primeiro homem para a lua antes de 2030, em uma missão em conjunto com a Nasa.

Anton Chkaplerov é o mais experiente entre os tripulantes desta missão: o cosmonauta de 45 anos realizará sua terceira missão na estação orbital, após estadias de 165 dias em 2012 e 199 dias em 2014-2015.

O ex-piloto militar russo, que comemorará seu aniversário no espaço, afirma que pretende votar no espaço nas eleições presidenciais de 18 de março, para a qual o presidente russo, Vladimir Putin, é o favorito.

“Nós (os cosmonautas), como todos os cidadãos conscientes da Rússia, participaremos das eleições presidenciais”, disse ele em uma coletiva de imprensa antes da decolagem.

A Rússia fornece à ISS seu módulo principal, onde os motores do foguete estão localizados. As naves russas Soyuz também são as únicas a realizar a rota entre a Terra e a estação desde que os ônibus espaciais americanos foram descontinuados.

Dezesseis países participam da ISS, que foi colocada em órbita em 1998. O projeto custou um total de US$ 100 bilhões, principalmente financiados pela Rússia e pelos Estados Unidos.

Esta é uma das poucas áreas de cooperação bilateral que não foram afetadas pelas fortes tensões entre os dois países.

Por France Presse

OUTRAS NOTÍCIAS