Tempo - Tutiempo.net

Nova partícula ‘fantasma’ está mudando nosso Universo, afirma cientista

Nova partícula 'fantasma' está mudando nosso Universo, afirma cientista. Foto: © flickr.com/ NASA's Marshall Space Flig

Acredita-se que a nova partícula poderia estar alterando a quantidade de matéria escura existente no Universo.

Massimo Cerdonio, físico teorético da Universidade de Pádua, afirma que uma partícula elementar hipotética, conhecida como áxion, está alterando a quantidade de matéria escura que existe no Universo.

Em um estudo recém-publicado no jornal arXiv, Cerdonio calculou o grau de mudança que tem que ocorrer nos campos quânticos para que haja alterações na matéria escura.

A pesquisa indica que, caso exista um novo campo quântico responsável pela mudança da matéria escura, isso significa que existe uma nova partícula no Universo, escreve tabloide Mirror.

As alterações na matéria escura calculadas pelo cientista exigem uma certa quantidade de massa de partículas, o que se revelou ser aproximadamente a mesma massa que a nova partícula, o áxion, possui.

Os físicos inicialmente estabeleceram teoricamente esta partícula para resolver questões da nossa compreensão quântica da força nuclear forte.

Supostamente, o áxion teria aparecido nas primeiras etapas de criação do Mundo, no entanto teria estado escondida na “retaguarda” enquanto outras forças e partículas controlavam o rumo do Universo, opina Cerdonio.

Esta partícula nunca foi observada mas, se os cálculos estiverem corretos, isso significa que o áxion já circula por aí, preenchendo o Universo e os campos quânticos.

Além disso, cientista afirma que a partícula hipotética já está se tornando perceptível ao alterar a quantidade de matéria escura existente no cosmos.

Sputnik

OUTRAS NOTÍCIAS