Tempo - Tutiempo.net

Novos tipos de próteses permitem que seus usuários “sintam”

O impossível está acontecendo

O desenvolvimento de uma nova prótese de perna, concebido pelo Professor Hubert Egger, da Universidade Austríaca de Linz, poderá permitir que uma pessoa amputada experimente algumas das sensações que normalmente são sentidas no pé.

Embora este mecanismo de “sensibilidade” ainda tenha que ser aperfeiçoado, voluntários que o testaram disseram ter sido capazes de distinguir se uma superfície é rugosa, lisa ou escorregadia.

Esta nova tecnologia poderá permitir que os pacientes tenham a sua rotina diária facilitada, aliviando também os sintomas da “síndrome do membro fantasma”, caracterizada pela sensação de que um membro amputado ainda está ligado ao corpo.

Outra ação extraordinária da ciência, Cientistas injetam implantes eletrônicos no cérebro.

Avanços inacreditáveis
Avanços inacreditáveis

Apesar de soar como um filme de ficção científica, este fato é real.

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Harvard desenvolveu pequenas redes eletrônicas que foram injetadas nos cérebros de ratos, a fim de monitorar sua atividade biológica.

A agulha utilizada neste procedimento foi de 0,1 mm de diâmetro, que é igual a 1/8 do tamanho das agulhas usadas em análises de sangue.

Os cientistas esperam que um dia, este dispositivo possa ser utilizado no tratamento de doenças neurológicas e danos cerebrais em humanos. (Lieber Research Group / Harvard University)

OUTRAS NOTÍCIAS