Tempo - Tutiempo.net

O que o Brasil vê em Lula para continuar votando nele? / Por Sérgio Jones*

Eis uma pergunta que a ala conservadora política brasileira, para desespero deles, não tem resposta por mais que procurem. Apesar de Lula se encontrar condenando. Apesar de estar na prisão.

O povo em nenhum momento saiu à rua contra sua detenção, nem gritou em massa que é inocente, a pergunta que não quer calar, por que continuar votando nele com maior afinco que em todos os outros candidatos?

A resposta está no fato de que independente de seus defeitos e pecados, o povo brasileiro, em especial aqueles que residem nas camadas mais pobres da população, sabe de forma instintiva de que o Lula como nenhum outro político conhece o vazio de esperança que pulsa ao longo da história deste país, principalmente quando o que está em questão são aqueles brasileiros que perderam a capacidade e esperanças de sonhar com dias melhores.

A exemplo de muitas outras figuras que permearam e continuam permeando no imaginário popular, Lula se tornou um figura emblemática que apresentou um Brasil de abundância, a terra do leite e do mel, uma espécie de terra prometida.

Embora está visão, com elevada dose de messianismo, não tenha sido alcançada em sua plenitude teve de conviver com a dor de que os resgatados por ele se encontram tal qual barco à deriva.

É possível que mais uma vez o sonho do Lula se concretize em ver um Brasil do qual sempre sonhou. Mas uma evidência indelével aos que a ele fazem oposição é que não podem apagar que Lula continua se apresentando como uma opção real de milhões de brasileiros que queriam e querem votar nele, se este arremedo de lei que existe no país, assim permitir.

Esse anacrônico Brasil, forjados de partidos conservadores que se esforçam em manter o status quo é um ponto fora da curva. O avanço é irremediável e independem das forças do atraso.

É esse Brasil que Lula luta, de forma denodada, na esperança de se desvencilhar de velhos grilhões que mantêm asfixiado os nobres anseios políticos do povo brasileiro.

O que se busca é livrar a nação de um passado cada vez mais contraditório. Se luta em avançar em busca de um caminho mais justo, onde a permanência do bem-estar social deixa de ser uma utopia para se tornar uma realidade, realidade essa cada vez mais ao alcance de todos.

Por mais que tentem as forças do atraso deter a roda e as engrenagens da história, a vitória final será do povo. Por ser esta, a mola propulsora da história que impede que ela deixe de girar. Lula Livre.

Sérgio Jones, jornalista (sergiojones@live.com)

OUTRAS NOTÍCIAS