Tempo - Tutiempo.net

Onda de choque interplanetária é medida pela NASA

© NASA . NASA/STEREO/Helioviewer

Um vídeo publicado pela NASA mostra partículas sendo lançadas pelo Sol durante uma onda interplanetária.

O vídeo foi registrado pela missão Magnetospheric Multiscale Mission (MMS), da NASA, que realizou as medições em alta resolução de uma onda de choque interplanetária, depois de quatro anos no espaço.

As ondas de choque, compostas por partículas e ondas eletromagnéticas, são lançadas pelo Sol. Essas ondas são um tipo de colisão, onde as partículas deslocam energia através de campos eletromagnéticos, segundo a NASA.

Veja o vídeo:

https://twitter.com/NASA/status/1160280683744518146

​Utilizando instrumentos especiais para observar o que nenhuma outra sonda pode fazer, nossa Magnetospheric Multiscale Mission realizou as primeiras medições em alta resolução de um choque interplanetário produzido de partículas e ondas eletromagnéticas lançadas pelo Sol.

A MMS estuda os choques sem colisão ao entorno da Terra para melhor compreender os choques em todo o Universo, conforme o tabloide Express.

Agora, os cientistas esperam poder detectar os choques interplanetários mais fracos que, ao mesmo tempo, são os mais raros e mais curtos. Caso consiga encontrar um choque mais fraco, isso poderia ajudar a revelar um novo regimento de física de choque.

A MMS é formada por quatro naves espaciais idênticas, que voam em uma formação apertada que permite o mapeamento 3D do espaço.

 Sptunik

OUTRAS NOTÍCIAS