Tempo - Tutiempo.net

Palestinos acusam israelenses de matar 2 com drone em Gaza

Testemunhas disseram que as duas vítimas, que faziam parte do grupo Jihad Islâmica, andavam de moto quando foram atingidas.

Palestinos acusaram israelenses nesta terça-feira (12) de matar duas pessoas com um drone militar no norte da Faixa de Gaza. Israel nega envolvimento com a ação, de acordo com o jornal “Haaretz”.

Testemunhas disseram que as duas vítimas, que faziam parte do grupo Jihad Islâmica, andavam de moto quando foram atingidas.

“Ao contrário dos relatórios palestinos de hoje, as Forças de Defesa de Israel não atacaram no norte da Faixa de Gaza”, afirmou um comunicado militar, de acordo com a Efe.

Na segunda-feira (11), o Exército israelense bombardeou posições do Hamas, que controla a Faixa de Gaza, em resposta ao lançamento de projéteis em direção a Israel por parte das milícias palestinas, informou um comunicado militar, segundo a Efe.

Na sexta (8), o exército israelense já tinha lançado bombas contra alvos militantes na Faixa de Gaza deixando pelo menos 25 pessoas ficaram feridas, incluindo 6 crianças, segundo levantamento do Ministério de Saúde palestino.

Jerusalém e Nova Intifada

A tensão cresceu na região depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na quarta-feira (6) reconhecer Jerusalém como capital de Israel. Tal reconhecimento é polêmico, uma vez que os palestinos querem Jerusalém Oriental como capital de seu futuro Estado e a comunidade internacional não reconhece a reivindicação israelense sobre a cidade como um todo.

Na quinta-feira (7), Hamas, movimento islâmico com atuação política e um braço armado, convocou uma nova intifada, como é conhecida a revolta palestina contra a política de expansão territorial do governo de Israel. A iniciativa recebeu o apoio do grupo xiita libanês Hezbollah.

Desde então, vários confrontos foram registrados na Cisjordânia (Belém, Ramallah) e nas proximidades da Faixa de Gaza.

Por G1

OUTRAS NOTÍCIAS