Tempo - Tutiempo.net

Papa Francisco visitará lugar onde se originou a tradição do presépio

Papa Francisco durante sua visita anterior a Greccio. Foto: Diocese de Rieti

 O Papa Francisco visitará a cidade italiana de Greccio, no próximo domingo, 1º de dezembro, por ocasião do início do Tempo Litúrgico do Advento.

Segundo anunciou nesta quarta-feira, 27 de novembro, ao concluir a Audiência Geral na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Santo Padre irá a Greccio “para rezar no lugar do primeiro presépio que São Francisco de Assis fez e enviar a todo o povo fiel uma carta para entender o significado do presépio”.

“Desejo a todos vocês que, durante o Advento, a espera do Salvador encha seus corações de esperança e os encontre alegres no serviço aos mais necessitados”, concluiu o Pontífice.

Em Greccio, ocorreu a primeira representação do nascimento de Jesus em Belém, durante a noite de Natal de 1223. Foi o próprio São Francisco que pediu que fosse colocada uma manjedoura com palha junto com um boi e um jumento representando o estábulo de Belém.

Segundo a tradição, durante a Missa da Noite de Natal, apareceu uma criança de verdade no berço, que o próprio São Francisco pegou nos braços. Aquele acontecimento seria a origem da tradição de colocar presépios nas igrejas e casas cristãs durante o Natal.

Trata-se da segunda ocasião na qual o Papa Francisco visita esta cidade pelo mesmo motivo, pois em janeiro de 2016 também foi a Greccio para rezar na gruta onde se instalou o primeiro presépio.

Acidigital

OUTRAS NOTÍCIAS