Tempo - Tutiempo.net

Pintura figurativa mais antiga do mundo encontrada na Indonésia

Pintura figurativa mais antiga do mundo encontrada em caverna na Indonésia. Foto: © REUTERS / Centro Nacional de Pesquisa de Arqueologia da Indonésia / Universidade de Griffith

Arqueólogos descobriram o que se acredita ser a pintura figurativa em caverna mais antiga do mundo na ilha indonésia de Sulawesi.

As imagens captadas na segunda-feira (16) na ilha de Sulawesi, Indonésia, em uma caverna de difícil acesso, mostram um painel retratando o que parecem ser cenas de caça, com porcos selvagens e búfalos anões da planície cercados por caçadores humanos.

                     

Os humanos utilizam lanças e, aparentemente, outras armas, e apresentam algumas características não-humanas, tais como focinhos, trombas, bicos e caudas, assemelhando-se a teriantropos, híbridos de animais e humanos que surgem em muitas culturas pelo mundo fora.

O painel é permeado por um conjunto de mãos humanas brancas, provavelmente como uma forma de assinatura, relata o portal Anthropology.

Os animais exibidos também têm um tamanho gigante, o que reforça o aspecto mitológico da pintura.

A equipe arqueológica não encontrou vestígios de atividade humana, como ferramentas de pedra, fogueiras ou ossos de humanos ou animais. As proporções exageradas dos seres vivos tornam possível a teoria que era um local espiritual. O mural poderia representar uma história de origem ou lenda cultural do período.

Baseando-se no nível de decomposição dos minerais utilizados para o retrato, o painel tem pelo menos 43.900 anos.

Sputnik

OUTRAS NOTÍCIAS