Tempo - Tutiempo.net

Risoto de Aspargos e Hortelã

Risoto de Aspargos e Hortelã

Para os meus amigos vegetarianos, aqui vai uma receita de risoto de aspargos e hortelã. Super saborosa e saudável essa é mais uma variação deste delicioso prato italiano de arroz. Para os carnívoros, ele é também um ótimo acompanhamento para a sua carne preferida.

Essa receita é muito simples e basta seguir a receita básica de risoto e acrescentar o talo dos aspargos picados logo junto com a primeira concha de caldo e, quando o arroz está quase pronto no final,  as pontas junto com o hortelã que vai dar um toque refrescante ao seu risoto!

Ingredientes

1l de Caldo de legumes
1 colher de sopa de azeite
1 colher de manteiga
2 cebolas em cubos
2 dentes de alho fatiados finamente
400g de arroz de risoto Arbório ou Carnaroli
100ml de vinho branco
450g de aspargos frescos
1 punhado de hortelã
70g de manteiga
100g de queijo parmesão fresco ralado.
Sal e pimenta do reino

1 – Com um descascador de legumes, apare os aspargos desde a parte abaixo das pontas até a base. Remova a base do talo que é dura e descarte. Corte as pontas e coloque em água salgada até ficarem tenras. Pique os talos bem fininho e reserve

2 – Comece a fazer o seu risotto, coloque o caldo para ferver e na panela que você vai fazer o risoto coloque uma colher de azeite e uma de manteiga.

3 – Em fogo médio / baixo, coloque as cebolas para refogar por 3-4 minutos e em seguida acrescente o alho picado. Refogue até ficarem dourados mas sem queimar.

4 – Acrescente o arroz e refogue por mais 3-4 minutos e em seguida adicione o vinho branco e mexa até ele praticamente secar.

5 – Adicione o caldo até cobrir o arroz e os talos do aspargos picado. Vá acrescentando mais caldo à medida que ele for evaporando. Tome cuidado para que ele não fique com muito caldo, empapando demais o arroz. Essa etapa deve demorar de 15 a 20 minutos. Experimente o arroz de tempos em tempos até que ele esteja no ponto. Ele deve ficar al dente, levemente úmido, mas sem muito caldo.

6 – Quando o arroz estiver al dente e já quase sem caldo, retire a panela do fogo e acrescente os talos do aspargos, a manteiga, o queijo parmesão, o hortelã e acerte o sal e a pimenta do reino. Misture tudo muito bem, tampe a panela e deixe descansar por 5 minutos para os sabores apurarem e pronto!

Rodrigo Tigre

OUTRAS NOTÍCIAS