Carlos Lima
Hoje dia 24/10/2017 às 00:20:33

Gastronomia
Carlos Lima | Publicado em 26/07/2017 às 12:18:39

Risotto de Shiitake e Queijo Brie

Risotto de Shiitake e Queijo Brie Risotto de Shiitake e Queijo Brie

Ingredientes

1 xícara de Arroz Arbóreo
1/2 Cebola ralada
3/4 xícara de vinho branco seco (usei espumante)
1 litro de Caldo de Legumes
200 gr de Shiitake fresco
100 gr de Queijo Brie
2 colheres de sopa de Queijo Parmesão ralado
3 colheres de sopa de Manteiga
Ramos de Tomilho fresco
Azeite
Sal e Pimenta

Preparo:

1. Comece o prepraro do risotto sempre pelo caldo. Você pode usar caldo pronto ou fazer um caseiro, que sempre é bem melhor .

2. Limpe bem os cogumelos com uma toalhinha de papel ou escovinha. Se achar que ainda está sujo, lave-os rapidamente e seque-os em seguida, para que não absorvam água (lembre-se, cogumelos são como esponjas!). Retire os talos e fatie o “chapéu” do cogumelo. Leve ao fogo com um pouco de manteiga e azeite, folhinhas de tomilho e refogue até que murchem. Reserve.

3. Na mesma panela em que refogou os cogumelos, prepare o risotto refogando a cebola em uma colher de manteiga e um fio de azeite. Quando ficar transparente, junte o arroz arbóreo (sem lavar!), e mexa por uns 2 minutos. Junte o vinho e continue mexendo até evaporar. Acrescente uma concha de caldo quente e continue a mexer. Sempre que o caldo começar a secar, acrescente mais uma concha, sempre mexendo, por cerca de 15 minutos. Experimente o ponto do arroz e continue até o ponto desejado – o ideal é que fique al dente.

4. Quando atingir o ponto, junte os cogumelos no risotto, o queijo brie cortado em cubos, o queijo parmesão e desligue o fogo. Por último, acrescente uma colher de manteiga gelada, mexa para incorporar bem e sirva imediatamente.

Ps. sirva acompanhado de medalhões

Os medalhões faça assim: Compre uma peça de filé mignon, tire as pontas e com a parte do meio, corte medalhões de aproximadamente 5cm de altura. Envolva cada medalhão com uma fatia de bacon e prenda com um palito de dentes.

Aqueça bem um grill, regue com um fio de azeite e coloque os medalhões para dourar. Quando um lado ficar dourado, com uma pinça (para não furar a carne e assim mantê-la bem suculenta), vire os medalhões e então tempere com sal e pimenta. Quando terminar de dourar dos dois lados, leve ao forno pré aquecido por 5 minutos, para terminar o cozimento.  Se preferir bem ao ponto, deixe uns 10 minutos.

Confraria dos Chefs

Comentários

comentários

Veja também