Tempo - Tutiempo.net

Rússia lança robô humanoide ao espaço

© Sputnik / Aleksandr Ovcharov

O robô humanoide russo Fyodor foi lançado com sucesso ao espaço dentro do veículo Soyuz MS-14, no foguete Soyuz-2.1a, do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, nesta quinta-feira.

O foguete decolou às 06:38, horário de Moscou, como planejado.

Durante o lançamento, conforme foi mostrado em um webcast da Corporação Estatal de Atividades Espaciais da Rússia Roscosmos, Fyodor disse o lendário “Vamos lá!” imortalizado por Yuri Gagarin, o primeiro humano a viajar ao espaço, em 12 de abril de 1961.

​Aproximadamente oito minutos após o lançamento, o Soyuz MS-14 foi colocado em órbita.

Veja o vídeo:

https://youtu.be/syl7ITiUlzc

A espaçonave agora deve voar para a Estação Espacial Internacional no esquema de dois dias. A chegada à estação deve ocorrer no sábado, às 08h30, horário de Moscou (02h30, horário de Brasília).

A espaçonave foi lançada para uma missão não tripulada para testar a interoperação entre ela e a nova transportadora Soyuz-2.1a pela primeira vez antes de futuros lançamentos de missões tripuladas. Ela fornecerá equipamentos científicos para experimentos, medicação, recipientes com suprimentos de alimentos, pacotes para a tripulação e Fyodor, também conhecido como Skybot F-850.

Veja o vídeo:

https://youtu.be/X_KwGfflu4w

Os cosmonautas russos testarão os sistemas de robôs sob as condições do voo espacial. O objetivo principal é usá-lo durante as tarefas perigosas a bordo da espaçonave, incluindo as caminhadas espaciais.

Sputnik

OUTRAS NOTÍCIAS