SALMÃO EM CROSTA DE ERVAS

SALMÃO EM CROSTA DE ERVAS. Foto: Panelinha

SALMÃO EM CROSTA DE ERVAS

INGREDIENTES

4 tranches (postas) de salmão (sem pele, cerca de 150 g cada)

1 colher (sopa) de tomilho seco

1 colher (sopa) de alecrim seco

1 colher (sopa) de orégano seco

1 colher (chá) de alho desidratado

1 colher (chá) de semente de cominho

1 colher (sopa) de páprica

1 colher (chá) de sal

azeite a gosto

 

MODO DE PREPARO

No mini-processador de alimentos bata bem as ervas com as especiarias, o alho e o sal – estes ingredientes vão formar a crosta e temperar o salmão. Se preferir pique fino na tábua o tomilho, o alecrim, o orégano, o alho e a semente de cominho e misture com a páprica e o sal.

Num prato fundo, coloque a mistura de temperos e empane as tranches de salmão dos dois lados. Atenção: não cubra as laterais.

Leve uma frigideira ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e coloque quantas tranches de salmão couberem, uma ao lado da outra, com a crosta em contato da frigideira. Deixe dourar, sem mexer, por cerca de 3 minutos. Com uma pinça, vire delicadamente e deixe cozinhar por mais 3 minutos – a ideia é obter uma casquinha bem crocante e deixar uma faixa estreita no miolo de peixe praticamente cru. Transfira para um prato e repita com o restante, regando a frigideira com azeite a cada leva. Sirva a seguir com purê de banana-da-terra e vinagrete de pepino.

PURÊ DE BANANA-DA-TERRA

 

INGREDIENTES

6 bananas-da-terra maduras

½ cebola

2 colheres (sopa) de manteiga

caldo de 1 limão

½ xícara (chá) de água

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

 

MODO DE PREPARO

Descasque e corte as bananas em rodelas de 1 cm, transfira para uma tigela, regue com o caldo do limão e reserve. Descasque e pique fino a cebola.

Leve uma panela média com a manteiga ao fogo baixo. Quando derreter, acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos, até murchar. Junte as bananas (com o caldo de limão) e misture bem.

Regue com a água, tempere com sal e pimenta, tampe e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até as bananas ficarem bem macias – o tempo de cozimento das bananas pode variar, se a banana estiver menos madura, mais firme, junte mais água e deixe cozinhar mais um pouquinho.

Desligue o fogo e, com o mixer, bata as bananas na própria panela até formar um purê bem liso e cremoso – se preferir uma textura mais rústica, amasse as bananas com a colher de pau. Sirva a seguir.

VINAGRETE DE PEPINO

INGREDIENTES

2 pepinos japoneses

½ cebola roxa

2 colheres (chá) de gengibre ralado

¾ de xícara (chá) de azeite

⅓ de xícara (chá) de vinagre de arroz

1 pimenta dedo-de-moça

sal a gosto

 

MODO DE PREPARO

Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca dos pepinos sob água corrente. Descarte as pontas e corte os pepinos ao meio no sentido do comprimento; corte cada metade em 4 tiras e as tiras em cubos de 0,5 cm. Descasque e corte a cebola em cubos pequenos.

Lave e corte a pimenta dedo-de-moça ao meio, no sentido do comprimento. Descarte as sementes e fatie fino as metades.

Numa tigela, coloque os legumes e tempere com o azeite, o vinagre e sal. Sirva a seguir ou mantenha na geladeira até a hora de servir – o vinagrete fica ainda mais gostoso se curtir por 20 minutos na geladeira antes de servir.

 Rita Lobo
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

OUTRAS NOTÍCIAS