Tempo - Tutiempo.net

TORTA DE FIGO

TORTA DE FIGO. Foto: Panelinha

PARA A MASSA

INGREDIENTES

1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo

100 g de manteiga gelada

⅓ de xícara (chá) de açúcar

1 ovo

1 gema

½ colher (chá) de fermento em pó

farinha de trigo para polvilhar a bancada

papel-manteiga e grãos de feijão cru para assar (ou outro grão seco da despensa).

 

MODO DE PREPARO

Numa tigela, misture a farinha, o açúcar e o fermento em pó. Junte a manteiga em cubos e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa. Acrescente o ovo, a gema e amasse apenas até formar uma bolota. Embrulhe com filme e deixe descansar na geladeira por no mínimo 30 minutos.

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Retire a massa de torta da geladeira e separe uma fôrma redonda com fundo removível de 24 cm de diâmetro.

Polvilhe a bancada e a massa com farinha de trigo. Com o rolo de macarrão, abra a massa até formar um círculo 4 cm maior que o diâmetro da fôrma – polvilhe farinha durante todo o processo para evitar que a massa grude na bancada ou no rolo.

Enrole a massa sobre o rolo, transfira para a fôrma e pressione delicadamente com as pontas dos dedos para cobrir o fundo e a lateral da fôrma. Com a faca (ou carretilha) corte o excesso de massa para nivelar a altura – ela deve ter no mínimo 3 cm de altura.

Para decorar a lateral da torta: finque a ponta de uma colher de sopa na massa da lateral e puxe para cima. Repita logo ao lado e siga repetindo, até encontrar, novamente, o primeiro corte feito com a colher. O resultado é o formato de uma coroa. Junte as aparas de massa e reserve na geladeira – você pode utilizar para fazer biscoitinhos.

Corte um círculo de papel-manteiga um pouco maior que a fôrma, coloque sobre a massa e preencha o fundo com grãos de feijão cru – eles servem de peso e evitam que a massa infle e quebre ao assar. Leve ao forno para assar por cerca de 25 minutos até dourar. Deixe esfriar completamente antes de desenformar.

Rita Lobo

OUTRAS NOTÍCIAS