Tempo - Tutiempo.net

Um grande anel foi flagrado em torno da Lua

500x300

vento atmosférico surge em torno da Lua, proporcionando um incrível fenômeno ótico, mas qual seria o motivo do surgimento de um anel ao redor do satélite natural da Terra?

Recentemente, a Lua está proporcionando fenômenos e espetáculos, um deles se refere ao surgimento de um anel em seu torno, que foi observado por diversas pessoas em diferentes partes do mundo.

Halo lunar flagrado no céu de Budapeste.

O fenômeno incomum atmosférico é conhecido como halo, um grande anel que surge ao redor da Lua.

Halo lunar na Hungria.

O evento atmosférico ocorre devido às pequenas partículas de gelo hexagonais suspensas nas nuvens altas, refletindo a luz e provocando um espectro de cores ao redor do satélite.

O halo também é conhecido como arco-íris, podendo surgir tanto ao redor da Lua quanto do Sol.

Anel gigante do halo lunar, em Belfast, Irlanda do Norte.

Nos halos lunares é possível observar um anel de cor branca ou pálida, juntamente com a cor vermelha em seu interior, além disso, há a cor azul na parte externa, mesmo que algumas vezes ela não seja visível à noite.

Para o fenômeno ocorrer, dependerá da forma particular e da posição dos cristais nas nuvens. Geralmente, o halo ocorre a baixas temperaturas.

Na madrugada de 21 de janeiro ocorreu um eclipse total lunar raríssimo, também conhecido como “Superlua de sangue de lobo”, quando o satélite, na sua fase de Lua cheia, fica completamente envolto em um manto vermelho, completando a série de fenômenos incríveis proporcionados pela Lua.

JB

OUTRAS NOTÍCIAS