Tempo - Tutiempo.net

Bolsas dos EUA: Futuros escorregam após forte recuperação, aumento de tensões com Irã

Conflict between USA and Iran, male fists - governments conflict concept foto: deposit photos

Os preços futuros do índice de acções dos EUA caíram na sexta-feira, após uma forte recuperação na sessão anterior, que ajudou o S&P 500 a atingir um máximo recorde, com o aumento das tensões entre os EUA e o Irão a manter os investidores nervosos.

Teerão tinha recebido uma mensagem do presidente Donald Trump, entregue através de Omã durante a noite, alertando que um ataque dos EUA era iminente, mas acrescentando que ele era contra a guerra e queria conversar, os funcionários iranianos disseram à Reuters na sexta-feira.

Eles falaram logo após o New York Times relatar que Trump tinha aprovado ataques militares contra o Irão em retaliação à queda de um drone de vigilância dos EUA, mas os ataques foram cancelados no último minuto.

O índice de referência S&P 500 do índice fechou em um novo recorde de 2.954,18 na quinta-feira, após a Reserva Federal sinalizar que os cortes das taxas de juros começarão já no próximo mês.

Os mercados monetários estão a precificar os três cortes de taxas do Fed que ocorrem antes do final do ano e estão a preparar-se para até cinco cortes até meados de 2020.

Os investidores vão agora esperar por uma reunião do G20 no Japão, na próxima semana, para obterem sinais de progresso nas negociações entre os Estados Unidos e a China para resolverem suas diferenças que haviam desencadeado o pior desempenho mensal do índice de referência deste ano, em maio.

Os preços do petróleo subiram cerca de 1% sob temores de que um ataque militar americano ao Irão possa interromper os fluxos do Oriente Médio, que fornecem mais de 20% da produção mundial de petróleo.

À abertura, o Dow e-minis caiu 39 pontos, ou 0,15%. S&P 500 e-minis caíram 6,5 pontos, ou 0,22%, e Nasdaq 100 e-minis caíram 24 pontos, ou 0,31%.

Os fabricantes de chips levaram uma tareia no comércio pré-mercado depois que o IQE Plc do Reino Unido tornou-se a mais recente empresa de semicondutores a alertar sobre a receita do ano inteiro, citando o impacto da proibição da Huawei.

As acções da Intel Corp, Micron Technology e Advanced Micro Devices caíram entre 0,4% e 1,3%.

Entre outras acções, a Facebook Inc caiu 0,6% depois que o governador do Banco da Inglaterra, Mark Carney, disse que os principais bancos centrais e reguladores vão querer a supervisão da nova moeda proposta pela empresa de média social e do sistema de pagamento Libra.

Slack Technologies Inc ganhou 4%, um dia depois que a plataforma de mensagens no local de trabalho disparou quase 50% na estreia no mercado.

Texto original em inglês: (Reportagem de Amy Caren Daniel Traduzido para português por André Vitor Tavares em Gdynia Newsroom Editado em português por Gonçalo Almeida)

Reuters

OUTRAS NOTÍCIAS