Tempo - Tutiempo.net

Percentual de famílias com dívidas sobe pelo 8º mês seguido

Percentual de famílias com dívidas chega a 64,8%. Foto: ROBERTO PARIZOTTI/CUT

O endividamento das famílias registrou a oitava alta consecutiva em agosto, de acordo com pesquisa mensal divulgada nesta sexta-feira (13) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em junho, o percentual de famílias com dívidas no país alcançou 64,8%, ante 64,1% em julho. Trata-se do maior percentual desde julho de 2013 (65,2%).

Também houve alta em relação a agosto de 2018, quando o indicador alcançou 60,7% do total de famílias.

O indicador considera dívidas os compromissos assumidos com cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro.

Já a fatia de famílias com dívidas ou contas em atraso aumentou pelo segundo mês seguido, passando de 23,9% do total em julho para 24,3% do total agosto. Também houve aumento do percentual de famílias inadimplentes em relação a agosto de 2018 (23,8%).

Por outro lado, o percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso recuou para 9,5% em agosto, ante 9,6% em julho. O indicador havia alcançado 9,8% em agosto de 2018.

“A redução do comprometimento de renda na comparação mensal e a perspectiva de renda extra com os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do PIS/Pasep ajudam a explicar esse resultado”, afirmou o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

A proporção das famílias que se declararam muito endividadas aumentou de 13,3% em julho para 13,8% do total em agosto. Já a parcela que declarou estar mais ou menos endividada passou de 23,8% para 23,4%, e a parcela pouco endividada passou de 27% para 27,6% do total de famílias.

Ainda entre as famílias endividadas, a parcela média da renda comprometida com dívidas ficou em 29,8% em agosto, ante 29,9% em julho. Na comparação anual, aumentou, visto que em agosto do ano passado estava em 29,6%.

Principais dívidas

O cartão de crédito foi mais uma vez apontado como o principal tipo de dívida por 79,3% das famílias endividadas, seguido por carnês (16%) e financiamento de carro (9,9%).

A Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic Nacional) é apurada mensalmente pela CNC desde janeiro de 2010. Os dados são coletados em todas as capitais dos Estados e no Distrito Federal, com cerca de 18 mil consumidores.

G1

OUTRAS NOTÍCIAS