Carlos Lima
Hoje dia 22/02/2020 às 23:14:54

Economia
Carlos Lima | Publicado em 11/02/2020 às 16:16:38

Trump retira Brasil da lista de países em desenvolvimento

Medida adotada pelo presidente americano pode restringir benefícios comerciais concedidos às nações que estão nessa categoria

Trump retira Brasil da lista de países em desenvolvimento Trumpr e Bolsonaro

Os Estados Unidos anunciaram, na segunda-feira 10, que o Brasil foi retirado da lista de países em desenvolvimento.

Em nota divulgada pelo Departamento de Comércio, mais 18 países como África do Sul, Índia e Colômbia também foram retirados dessa lista.

Segundo a nota, o objetivo do governo Trump é reduzir o número dos países em desenvolvimento que poderiam receber tratamento especial sem serem afetados por barreiras contra seus produtos.

Com isso, o tratamento preferencial dados a esses países nas negociações pode diminuir.

Esses benefícios são, por exemplo, prazos mais longos para negociar, vantagens tarifárias e de acesso a mercados.

A medida também diminuirá as barreiras para que o presidente dos EUA, Donald Trump, investigue, por exemplo, casos de exportações subsidiadas em outros países.

O Departamento de Comércio frisou, também, que a medida foi motivada por pedidos de adesão à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Durante a visita de Jair Bolsonaro a Washington em março de 2019, o presidente brasileiro aceitou abrir mão de status de país em desenvolvimento na Organização Mundial do Comércio (OMC) em troca do apoio dos EUA à entrada do Brasil na OCDE.

Além disso, também levou em conta o fato de um país ser membro do G20, grupo composto pelo Brasil e mais 18 nações, além da União Europeia (UE) .

“Dada a importância econômica global do G20 e o peso econômico coletivo […], ser membro do G20 indica que um país é desenvolvido”, diz o texto da decisão.

RCC

Comentários

comentários

Veja também