Tempo - Tutiempo.net

Conab eleva previsão de colheita de café para 49,15 milhões de sacas

 

Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) elevou de 47,54 milhões para 49,15 milhões de sacas a estimativa de colheita de café para este ano. As informações foram divulgadas no último dia 20. O número é 3,3% inferior ao registrado na safra passada, quando foram colhidas 50,83 milhões de sacas. No entanto, o período anterior (2012) era de alta bienalidade (alternância anual entre grandes e pequenas produções). A projeção da Conab, quarta divulgada no ano, é considerada recorde para uma época de baixa bienalidade.

De acordo com nota divulgada pela companhia, o regime irregular de chuvas e as altas temperaturas na maioria dos estados produtores tiveram impacto na produção deste ano. A Conab cita ainda as geadas no Paraná. A nota destaca ainda que tem havido redução na diferença de colheitas entre a alta e a baixa bienalidades, em função da mecanização e consequente aumento da produtividade.

Quanto à área plantada no país, a cultura do café totaliza 2,31 milhões de hectares, 0,76% menos do que na safra passada. A maior parte, 1,23 milhão de hectares, ou 53%, concentra-se em Minas Gerais. A espécie predominante é a arábica, com 98,7% no estado.

Fonte: Redação

OUTRAS NOTÍCIAS