Tempo - Tutiempo.net

RUI AFIRMA: “NORDESTE DARÁ UM SALTO A PARTIR DE 2015”

Os governadores eleitos da maior região brasileira em número de estados estão unidos num mesmo propósito para os próximos quatro anos: buscar políticas sociais para ascensão da região Nordeste.

 

Compromisso selado entre os nove estados com assinatura de uma carta a ser apresentada ao governo federal assim que os novos gestores tomarem posse.

 

O governador eleito da Bahia, Rui Costa (PT), informou que o documento possui reivindicações comuns e prioritárias para os estados e que a partir dessas conquistas a região dará um salto de desenvolvimento.

 

“O Nordeste hoje está em um novo patamar. Contudo, para superar as décadas de descaso, é preciso tomar medidas que acelerem os avanços”, disse o petista.

 

A saúde pública foi defendida pelos recém-eleitos como questão urgente e a ideia é alocar mais recursos na área, em especial nos atendimentos de média e alta complexidade.

 

Eles também querem a redefinição do papel da União no quesito segurança pública, prevendo a modernização das forças de segurança.

 

A infraestrutura-logística está entre os pleitos dos futuros governadores, que vão pedir a criação de uma linha de crédito especial para investimentos já no primeiro semestre de 2015.

 

O desenvolvimento do semiárido, contemplado na carta, prevê o apoio do governo federal para a votação da PEC 57, que cria um fundo específico para ampliar as potencialidades do semiárido. Outras dez questões prioritárias estão discriminadas no documento.

 

O próximo encontro dos representantes da região será em fevereiro e terá participação ampliada aos deputados federais e senadores do Nordeste.       

Fonte: Brasil 247/Redação

OUTRAS NOTÍCIAS