Tempo - Tutiempo.net

Aluno sofre trote em treinamento da polícia e é internado em estado grave

 

Um aluno do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da Polícia Militar, em Sulacap, na Zona Oeste do Rio, deu entrada, nesta terça-feira, no Hospital Central da corporação, na Zona Norte, após um trote aplicado por oficiais durante a semana de adaptação do curso. Ele teve queimaduras na mão e nos glúteos, além de insolação, e está em estado grave. O rapaz foi obrigado a ficar sentado no asfalto debaixo do sol de meio-dia. Outros alunos também teriam sido hospitalizados e liberados. O curso treina policiais para atuar em Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

Os alunos são da 5ª Companhia Alfa e estavam sendo instruídos por quatro oficiais. Há relatos, entre os alunos, de que diversos deles sofreram insolação por conta de choques térmicos – os oficiais teriam jogado água gelada neles suados, debaixo do sol. Quando chegou a hora do almoço, o trote teria continuado: os oficiais teriam dado cinco minutos para 505 alunos beberem água em seis bicas. O almoço da turma também teria durado cinco minutos. Na volta do almoço, cerca de dez alunos passaram mal e não conseguiram levantar. Foram esses que foram obrigados a ficar sentados no asfalto quente ou tiveram a determinação de fazer flexões com a mão no asfalto.

Em nota, a PM negou o trote violento. A assessoria de imprensa da corporação informou que o aluno passou mal quando estava em forma com outros 490 colegas de curso. Ainda de acordo com a nota, o diagnóstico “teria sido uma insolação grave, devido a alta temperatura registrada na tarde de ontem, com sensação térmica próxima a 48°C”. A PM informou que o rapaz respira com a ajuda de aparelhos. Sobre os demais alunos internados, a corporação não se pronunciou.

Fonte: Redação

OUTRAS NOTÍCIAS