Tempo - Tutiempo.net

RUI COSTA E SOUTO DOMINAM DEBATE: LÍDICE APRESENTOU NERVOSÍSSIMO

O primeiro debate na TV entre os candidatos ao governo do Estado neste ano, realizado pela Band Bahia na noite de ontem (28) e madrugada de hoje, foi marcado pela polarização DEM x PT, representados por Paulo Souto e Rui Costa, respectivamente.

O primeiro bloco, como de costume, foi o mais frio, com os cinco candidatos fazendo suas apresentações em fala livre. Souto, Rui, Lídice da Mata (PSB), Da Luz (PRTB) e Marcos Mendes (PSOL) usaram seu tempo inicial para agradecer atenção dos espectadores e a realização do debate à Band.

Todos os postulantes responderam a pergunta única da produção da emissora sobre suas propostas para a segurança pública.

Foi aí que começou o bombardeio contra Rui Costa, que é do PT de Jaques Wagner e fez parte da gestão até abril último.

O segundo mais atacado foi Paulo Souto, pelo fato de já ter sido governador.

O segundo bloco foi dominado por embate entre Rui e Lídice e daí em diante o debate ficou mais quente.

O terceiro bloco foi feito com perguntas de segmentos específicos, determinados pela produção da Band, e os mais acirrados foram sobre saúde, segurança e educação.

Daí em diante, o clima esquentou. O democrata teve direito de resposta concedido pela emissora por ter sido chamado de mentiroso por Marcos Mendes, sobre a polêmica levantada por Rui Costa de que Paulo Souto apenas reformou o Hospital Dantas Bião, em Alagoinhas, e não o construiu, como tem dito em sua campanha.

Paulo Souto de forma educada lamentou que Marcos Mendes “quebrou o tom da cordialidade”.

Rui Costa teve três pedidos de direito de resposta a Paulo Souto negado pela coordenação jurídica do programa.

Em todos ele queria rebater acusações de Paulo Souto sobre deficiências do governo Wagner.

Os advogados da Band, contudo, entenderam que ele não foi ofendido pelo candidato do DEM.

O duelo entre Rui e Souto foi focado em comparação dos governos do DEM e do PT, principalmente em áreas cruciais, como, de novo, educação, saúde e segurança e questões como combate à seca e serviços como fornecimento de energia elétrica.

Na área da segurança, Souto não perdeu nenhuma oportunidade de dizer que o governo do PT bateu “todos os recordes” de violência, sobretudo de homicídios.

Foi destaque nos comentários dos espectadores o nervosismo expressado por Lídice da Mata.

Política experiente (foi prefeita de Salvador, deputada, vereadora e agora é senadora). Em diversas oportunidades ela parecia não conseguir articular bem os pensamentos.

A seu favor ficou o fato de ela ainda não ter sido governadora. A senadora soube aproveitar a vantagem e disparou artilharia pesada contra Paulo Souto e contra Rui, que é o candidato de Wagner.

Nas considerações finais, cada candidato ‘vendeu seu peixe’ e todos voltaram a agradecer a oportunidade.

Lídice, Marcos Mendes e Da Luz exaltaram o fato de o debate proporcionar tempo igualitário a todos, pois os três têm pouco tempo de rádio e TV na propaganda eleitoral gratuita.   

Fonte: B.247/Redação

OUTRAS NOTÍCIAS