Tempo - Tutiempo.net

Sema divulga projetos e ações no Dia do Meio Ambiente

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma série de projetos e ações voltados ao setor na Bahia foi divulgada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Em Salvador, o destaque fica por conta da ampliação e reforma do Parque Metropolitano de Pituaçu. No interior do estado, o novo cadastro de imóveis rurais e os avanços do Programa Água para Todos ganharam a adesão da população. Na quinta-feira (6) será lançado, em Barreiras, o Subcomitê de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais.
O secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, lembrou de avanços importantes trazidos pelo Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir). O novo sistema, desenvolvido pela Sema e pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), proporciona mais agilidade na fiscalização e monitoramento das atividades florestais. Além disso, outra vantagem trazida pelo sistema permite que o proprietário rural realize a regularização do seu imóvel pela internet.
Na Bahia, já são mais de 2 milhões de hectares cadastrados, sendo a maioria na região Oeste. Spengler alertou que, com a aprovação do novo Código Florestal, o produtor rural que não estiver cadastrado, num prazo de cinco anos, não poderá acessar o crédito rural nos bancos. Uma vez cadastrada, a propriedade rural estará regularizada ambientalmente, desde que se mantenha em dia com o que foi acordado, via termo de compromisso, assinado no momento da regularização. O cadastramento é feito uma única vez e a cada dois anos o proprietário deverá atualizar seus dados.

Fonte: Redação / Agecom

OUTRAS NOTÍCIAS