Tempo - Tutiempo.net

Blitz do IPVA recomeça nesta sexta (4) em Feira de Santana

A operação de fiscalização dos motoristas em débito com o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) recomeçou na manhã desta quinta-feira (3), em Salvador. Nesse primeiro dia, que aconteceu no Dique do Tororó, 18 veículos foram rebocados pela Transalvador.

Do total de veículos rebocados, 12 foram por conta da falta de pagamento do imposto e seis por irregularidades como falta de habilitação. Segundo a Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA), as blitze do IPVA serão intensificadas na capital e no interior do estado em abril. Além disso, a programação definida de blitze semanais até o final de abril já está pronta.

Na sexta-feira (4), as blitze acontecem em Feira de Santana. Outros municípios do interior como Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas e Irecê também estão na rota das equipes de fiscalização neste mês.

A operação vai contar com servidores da Sefaz-BA, do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran), da Polícia Militar e das prefeituras. Iniciadas em novembro de 2013, as operações passaram a ser permanentes em 2014.

Algumas cidades tiveram blitzes esse ano, como por exemplo Salvador, Vitória da Conquista, Itabuna, Ilhéus e Eunápolis. A Sefaz acredita que condutores adiantam a quitação dos débitos por conta da realização das operações.

Durante as operações, se o contribuinte tiver o veículo retido, ele recebe o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) com o valor do débito e pode fazer o pagamento no mesmo momento, caso encontre um banco ou caixa eletrônico mais próximo.

Caso o pagamento não seja efetuado, o veículo é apreendido e rebocado. Após o pagamento do IPVA, o contribuinte deve regularizar também o licenciamento. Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com atendimento da Sefaz, através do telefone 0800 071 0071.

Para verificar se o seu veículo está notificado e se antecipar à possibilidade da abordagem, o contribuinte deve acessar o site da secretaria, clocar no link ?Inspetoria Eletrônica ? IPVA ? Contribuintes Notificados?, e digitar o CPF, CNPJ ou Renavam. Se o veículo estiver notificado no sistema, o pagamento poderá ser feito com procedimento parecido: link ?Inspetoria Eletrônica ? IPVA?. Depois, deve clicar em ?DAE para pagamento ? Exercícios notificados?.

Fonte: As informações são do G1/ Foto: Web

OUTRAS NOTÍCIAS