Tempo - Tutiempo.net

Feira enfrenta surto de catapora; 180 casos da doença foram registrados este ano

Após 50 casos registrados em agosto deste ano, a Vigilância Epidemiológica afirma que o município de Feira de Santana enfrenta surto de catapora. Foram registrados 180 casos da doença em 2013, aponta.

 

Para combater a doença, a partir do dia 1º de outubro, a vacina contra a catapora será distribuída gratuitamente nos postos de saúde do município para as crianças com idades entre um ano e três meses, até um ano e onze meses. Antes, a vacina era oferecida somente na rede particular, em duas doses, com o custo de R$ 140 cada.

 

“A diferença é que a vacina oferecida na rede privada é monovalente, isolada. E a vacina que vamos oferecer é polivalente, associada com outras doenças como caxumba, vricela [catapora], sarampo e rubéola”, informou Amarry Morbeck, coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município.

 

A Vigilância informou, sobretudo, que a doença tem atingido com maior frequência as crianças na faixa dos cinco anos de idade. Apesar disso, ainda não há previsão da oferta de vacina para esta faixa etária. A Secretaria de Saúde da Bahia negou surto da doença em Feira de Santana. Segundo a Sesab, em 2013 foram registrados 2011 casos de catapora em todo o estado.

Fonte: Redação/ G1

OUTRAS NOTÍCIAS