Tempo - Tutiempo.net

Programa Primeira Página: Mensagem cristã no dia de Corpus Cristis

Lendo o Evangelho de João no capítulo 3 versículos de 3 a 7, fiz uma mensagem para o programa Primeira Página da Rádio Povo de Feira de Santana, no dia de Corpus Cristis.

Iniciamos a mensagem relembrando o diálogo travado entre Jesus e Nicodemus, o qual se tornou em uma das mensagens mai importantes da Bíblia.

Esse encontro é tratado de modo explícito e vigoroso em dois temas extraordinários. A Regeneração e a salvação mediante a Fé.

Esses são passos que todo os cristãos devem estudar profundamente e de forma constante.

É inegável que foi por medo que Nicodemus entrevistou Jesus Cristo à noite e se recusou a entrevistá-lo durante o dia.

E, se isso não foi verdade, por que razão o Espírito Santo quis que ficasse registrado que ele O procurou durante a noite?

Nicodemus, doutor da lei, temia que os outros soubessem que ele conversava com o Nazareno.

No entanto algum tempo depois, Nicodemus teve a coragem de fazer a defesa de Jesus, e a fez em pleno dia e diante do Conselho Eclesiástico dos Judeus.

E ainda teve a demonstração de sua Fé em Jesus, prestando honras ao corpo de Cristo, acompanhando o enterro até à sepultura e auxiliando José de Arimatéia na inhumação.

O medroso de ontem revelou-se intrépido, corajoso, na hora em que os Apóstolos, fugindo, abandonaram o Senhor Jesus!

Sua conduta no fim foi melhor do que no início. Começou mal, acabou extraordinariamente bem!

A história de Nicodemus também nos ensina que em matéria religiosa não devemos desacreditar dos pequenos princípios, das pequenas iniciações nos caminhos da Fé.

Mesmo porque no início, a virtude da Fé pode se manifestar com timidez ou hesitação. Precisamos apenas nos lembrarmos da maneira como Jesus Cristo recebeu Nicodemus.

“Ela não esmaga a cana quebrada, nem apaga a torcida que fumega”.

Devemos tratar com carinho aqueles que começam a revelar interesse em assuntos religiosos. Aqueles que no início se dizem os mais fortes e sinceridade nas suas convicções, nem sempre são os mais fieis, constantes e convictos.

Se não, vejamos: Judas Escariódes já era Apóstolo, quando Nicodemus apenas vislumbrava a possibilidade de descobrir a sua Fé.

Um tempo depois, enquanto Nicodemus ajudava a sepultar Jesus Cristo, Judas suicidava-se pelo remorso de O haver traído.

A mudança mais sensacional é a que o Senhor Jesus disse ser necessária para a salvação.

A Nicodemus ELE disse: “Se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus”. Ou seja: Nicodemus ficou sabendo que ninguém pode fazer-se seu discípulo, a menos que sua alma seja purificada e renovada pelo Espírito Santo.

No judaísmo tudo o que se precisa para obter os seus direitos era ser descendente da raça de Abraão.

O cristão, um novo ser espiritual diz: “Se alguém está em Cristo, é uma nova criação, passou o que era velho, eis que se fez novo”. 2 Coríntios – 5, versículo 17.

Por isso não devemos desconhecer que homem algum é autor de sua própria existência e nenhum der humano pode renovar sua própria alma.

Seria mais fácil um morto dar vida a si mesmo do que um homem não convertido tornar-se espiritual por si mesmo.

Para finalizar, se sabes que Jesus é justo, reconhecei também que todo aquele que pratica a justiça, é nascido “DELE”!.     

Fonte: Bíblia/Carlos Lima

OUTRAS NOTÍCIAS