Tempo - Tutiempo.net

Papa Francisco chegou ao Brasil para o início da Jornada

Em sua primeira viagem internacional, o papa Francisco chegou nesta segunda-feira, 22, ao Rio para participar da Jornada Mundial da Juventude.

O pontífice, cuja agenda inclui visita a Aparecida (SP) na quarta-feira, 24, fica no País até domingo, 28.

No avião para o Brasil e se referindo aos protestos, o papa disse que sua visita ocorre em “momento oportuno”.

Minuto a Minuto a chegada do Papa

16h54
Em meio à passagem do papa pela Avenida Presidente Vargas, centenas de pessoas se aproximam do carro em que está o pontífice, que fica preso no trânsito. Uma mulher chegou a levar um bebê no colo, que foi pego por um segurança e levado até o papa, que o beijou.

16h46
Entre as 17h e as 18h30, a TV Estadão recebe em seu estúdio o professor Francisco Borba, do Núcleo de Fé e Cultura da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e o cientista político Aldo Fornazieri. O encontro, com análises e comentários, será mediado pelo jornalista Roberto Godoy.

16h38
Ao identificar o papa dentro do carro na Avenida Presidente Vargas, diversas pessoas se aproximavam para tocar o pontífice.

O papa, como no restante do caminho, manteve-se de janela aberta o tempo todo. Voluntários da Jornada Mundial da Juventude e ao menos sete seguranças buscam fazer um cordão de isolamento.

16h36
Na esquina das avenidas Rio branco e Almirante Barroso, alguns fieis trouxeram até violão para acompanhar a cantoria e esperar o papa. A predominância é de moradores do Rio que chegaram cedo para ver o pontíficie.

“Saí da Tijuca ás 15h, peguei Metrô e trem para ficar grudada na grade. Ainda bem que tenho saúde”, disse a aposentada Lelia Brasil Paiva, de 81 anos. (Nataly Costa)

16h33
Veja imagem da primeira aparição do papa em solo brasileiro depois da viagem, ao sair do avião:

16h31
Centenas de fiéis que estavam aglomerados no canteiro central da Estrada do Galeão tomaram uma das pistas para se aproximar da passagem da comitiva do papa Francisco. Quando o portão foi aberto, a população se projetou.

O papa passou acenando em um Fiat Idea branco e não houve tumulto. A interrupção da pista ocorreu por poucos minutos. Logo depois da passagem da comitiva, a polícia orientou a voltarem para o canteiro. (Vinicius Neder)

16h30
Na esquina das avenidas Rio Branco e Almirante Barroso, no centro do Rio, trecho por onde o papa Francisco deve passar daqui a pouco, policiais e agentes de trânsito ainda tentavam tirar pessoas do meio da rua, para permitir a passagem do veículo.

O público está autorizado a permanecer na calçada, que é separada por grades. Até o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, estava no local tentando ajudar na organização. “Apesar dessa confusão, por enquanto tudo está dentro do planejamento”, afirmou.

Pela manhã, segundo Osório, houve congestionamento nas imediações do terminal rodoviário, por conta da chegada de ônibus com peregrinos e porque é um dia útil. (Antonio Pita)

16h26
Mais cedo, durante o voo para o Brasil, o papa falou com o jornalistas, mas se recusou a fazer uma entrevista coletiva formal – por dizer que não levava jeito.

Ele não quis luxos na viagem, como um avião mais moderno, oferecido pela companhia Alitalia. Fez questão de se deslocar como uma pessoa comum. Veja vídeo do interior do avião:

16h24
O papa segue em um Fiat Idea para a Catedral Metropolitana do Rio. O pontífice está no banco de trás, com o vidro aberto, e acena durante o trajeto. O veículo está na Linha Vermelha.

16h22
A Catedral Metropolitana do Rio já está lotada por dentro e por fora de peregrinos e fiéis à espera do papa Francisco, que já se encaminha para o local em um automóvel. Enquanto aguardam, peregrinos de língua espanhola entoam cânticos no microfone do altar.

Dentro da catedral, a maioria das bandeiras empunhadas são de países da América Latina, principalmente da Argentina. Há pouco, um locutor em português e outro em espanhol anunciaram: “o papa está no Brasil, está descendo as escadas do avião”.

Enrolado na bandeira do seu País, como tem sido característico dos peregrinos, o fotógrafo peruano Richard Vargas, de 33 anos, diz que para ele o principal da jornada é o convívio com outras culturas.

“É muito gostoso encontrar estrangeiros, são outras histórias, outras vidas, todo jovem do interior merece vivenciar isso para saber que o mundo é muito grande”, disse o peregrino, que mora em Rondônia e se deslocou para o Rio para ver de perto o papa. (Tiago Rogero)

16h19
Voluntárias que trabalham na recepção do Palácio Guanabara choraram e cantaram enquanto viam nos telefones celulares as primeiras imagens de Francisco no Brasil. ” Ei papa Francisco nós somos os jovens de Cristo”, cantavam.

“Essa é a juventude do papa” repetiam em coro. “É muito bom ser católica”, disse Aline Vonsovicz, de 23 anos” que mora em Curitiba e chegou semana passada ao Rio. “Imagina quando ele chegar aqui, a gente vai passar mal!”, disse Fernanda Sales, de 27 anos. (Luciana Nunes Leal)  

Fonte: O Estadão e equipe de jornalistas

OUTRAS NOTÍCIAS