Tempo - Tutiempo.net

CAPS AD promove I Simpósio de Dependência Química

Profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social e jurídica, que trabalham diretamente com dependentes químicos, serão capacitados no I Simpósio de Dependência Química, que acontece nesta quarta (28) e quinta-feira (29), no auditório João Batista de Cerqueira, da Secretaria Municipal de Saúde. O evento é promovido pelo Centro de Atenção Psicossocial Dr. Gutemberg de Almeida (CAPS AD).

 

A conferência de abertura abordará o tema “O que é dependência química?” e será proferida pelo psiquiatra Leonardo Barreto. Após a conferência, uma mesa redonda com a participação de profissionais que trabalham no CAPS AD vai discutir “As estratégias terapêuticas no cuidado aos usuários em tratamento”. O evento prosseguirá à tarde com a palestra “Drogadição e família em confronto: as implicações sociais e familiares da dependência do crack”, que será ministrada pelo assistente social Alfredo Barbosa.

 

Também está previsto um debate sobre a nova lei do uso de drogas com a bacharela em Direito, Adeilma Santos. Ainda no primeiro dia haverá mesa redonda com a apresentação dos trabalhos de “Reabilitação psicossocial de usuários de drogas em Feira de Santana: contribuições da Rede de Atenção Psicossocial e as parcerias estabelecidas”. A intenção é apresentar o trabalho para os profissionais de municípios da região que estarão presentes na capacitação.

 

Já na quinta-feira (29), duas palestras serão realizadas pela manhã, envolvendo temas que tratam do transtorno mental e sobre o atendimento nos hospitais. Para encerrar o Simpósio, haverá mesa redonda com o sargento Natanael Freitas, da Polícia Militar, o psiquiatra Leonardo Barreto e o delegado Matheus Souza, titular da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes, sobre o tema “Prevenção, Tratamento e Repressão”.

 

Fonte: Redação, com informações de Filipe Oliveira

OUTRAS NOTÍCIAS