Tempo - Tutiempo.net

SMT lança campanha que pede respeito e atenção nas faixas de pedestre

A partir desta segunda-feira, 20, os condutores feirenses virão em várias faixas de pedestres, inicialmente localizadas no centro, um apelo para que prestem ainda mais atenção ao se aproximar destes pontos de passagens.

 

A campanha “Respeite a faixa”, que tem relação com a Semana Nacional de Trânsito, foi iniciada nessa segunda feira (20) e vai prosseguir até que haja mudança de comportamento, por parte dos motoristas e motociclistas.

 

A meta para atravessar com segurança é só estender um dos braços. Para tanto, os condutores terão que aprender a respeitar o espaço.

 

“Eles – os condutores – deverão passar a ter uma nova postura no trânsito: a postura cidadã”, disse o superintendente municipal de Trânsito, Francisco Júnior, durante o lançamento da campanha, na sede da SMT.

 

Os prepostos da SMT, munidos de “uma grande mão”, ficarão nas faixas localizadas próximo ao Predileto, na praça da Bandeira, outros em frente à Casas Bahia, na avenida Senhor dos Passos, na Praça de Alimentação e no cruzamento das avenidas Senhor dos Passos com a Getúlio Vargas.

 

É com estes equipamentos que iniciarão o processo de conscientização dos condutores. Se um pedestre estender o braço é sinal universal que ele deseja passar para o outro lado da rua ou avenida.

 

Ele orienta que alguns procedimentos simples, como ligar o pisca de alerta assim que iniciar o processo de frenagem, ajuda para que o condutor que vem atrás adote a mesma medida de segurança.

 

Francisco Junior salienta que a mudança de comportamento vem com o tempo e com o exemplo que vai passar a ser visto nas ruas.

 

“Quem não se habituar vai ficar constrangido ao notar que ele é um dos poucos que não respeitam o pedestre”.        

Fonte: Secom/Feira de Santana

OUTRAS NOTÍCIAS