Tempo - Tutiempo.net

EU E A MAÇONARIA

O desejo de aprofundar meus conhecimentos sobre a Maçonaria leva-me a abusar de minha cansada memória e dedicar parte do curto espaço de tempo que ainda me resta nesse mundo material, para estudar e pesquisar essa esplêndida organização social, filantrópica de benemerência humana, terrena e temporal.

 

Considero-a como uma das bases fundamentais para a existência da humanidade.

 

Por isso mesmo não tenho nenhum preconceito ou rejeição se ela é masculina, feminina ou mista. Sempre será Maçonaria. A história comportamental será a mesma, os Landmarks serão os mesmos e os ritos ao serem definidos são praticados universalmente.

 

Minha decisão foi tomada na sala das reflexões e nas três (iniciais) viagens. Iniciei o trabalho na Pedra Bruta na Grande Maçonaria Mista da Bahia, no Rito Escocês Antigo e Aceito, pelo Irmão Gilberto Paes de Almeida Filho, (Giba), o principal articulador da fundação da GMMB.

 

Esse foi e será eternamente o melhor convite que recebi em toda a minha existência. Não tenho como agradecer ao meu “irmão” Giba, a não ser continuar aprendendo, praticando e honrando os verdadeiros princípios Maçônicos.

 

Mesmo tendo a certeza de que alguns Maçons jamais deveriam ter sido aceitos na ordem, porque o passado já indicava o que seriam no futuro.

 

Recentemente fui vítima, no facebook, de um desses Maçons. Tentou depreciar-me ao saber que pertencia a Grande Maçonaria Mista da Bahia. Inicialmente acusou-me de não ser Maçon, quando na realidade, o seu passado e o seu presente não o coloca entre os homens de bons costumes.

 

Mas qual é a instituição no mundo que não comete equívocos na avaliação de novos membros?

 

O primeiro impulso que tive foi de um animal irracional quando quer se defender de uma agressão. Se não fosse os ensinamentos Maçônicos teria utilizado de outros termos e até mesmo o teria ofendido, resgatando o seu passado de mentiras.

 

Refleti um pouco, resolvi conhecer o que os irmãos Maçons pensavam dele e qual seria o seu conceito na ordem. Foi com tristeza que recebi os resultados. Mas não é só ele, alguns se aproveitam da Maçonaria para tentar encobrir uma prática insensata (para não dizer outra coisa).

 

Nós sabemos dos inimigos internos e externos. Na verdade eles não se dedicam em conhecer os verdadeiros princípios da Maçonaria, podemos dizer que não sabem nada. A Maçonaria é boa e digna diante do que é; diante do que pretende realizar; diante do que executa e diante do que será por todos os tempos. Independente de quantidade e poder.

 

A insensatez dos nossos inimigos atinge o auge quando denunciam que existe pacto com o “Diabo”.

 

Eles esquecem ou desconhecem propositalmente que foi na fonte oriental, simbólica, ingênua, tocante e inspirada da Escritura que a Maçonaria foi beber a linfa sã e clinica que lhe enfeita os conceitos, símbolos, poemas, hinos, ritos, vestes, sinais, desejos, obras e realizações.

 

A Maçonaria nasceu sob o signo da atmosfera oxigenada que a Fé divina e cristã espelha há milênios pelo mundo sofredor e desesperado.

 

Saibam que na Maçonaria existem anseios de Fé, gritos de esperança, reflexos da imortalidade, poemas de amor, hinos de espiritualidade, cópias de verdades reveladas, a busca do bem, em fim, o nosso livro da ordem é a Bíblia, ou aquele pelo qual você professa a sua Fé.

 

O irmão Reverendo Galdino Moreira definiu de forma perfeita como podemos analisar as diferenças:

“A Maçonaria é ordem – no clima social.”
“A outra é Igreja – no clima espiritual.”
“A Maçonaria é esforço humano em benefício dos homens – para bem da humanidade.”
“A outra é a força Divina – pão do céu, para manjar eterno, para o homem em todos os tempos, agora e para sempre, para o presente e o futuro, para corrigir e salvar.”
“A Maçonaria é mão amiga para os amigos.”
“A outra é mãe espiritual – simbolicamente – mãe de almas, amigas e inimigas.”
“A Maçonaria é o fruto.”
“Deus é a árvore santa que permite a existência desse e outros frutos.”

 

Na verdade, o Grande Arquiteto do Universo inspira e permite a existência do ideal Maçônico. Portanto, o Diabo está na mente e na fraqueza de um inimigo que provoca a sua própria derrota.

 

Liberdade, Igualdade e Fraternidade. O que pode ser excluído nessa prática quando se fala de homem e mulher?

 

Ninguém deve acusar instituições e pessoas sem estar munido de provas. Você tem direito as suas escolhas. Mas, faça uma profunda reflexão, um exame sereno, cristão e imparcial das fontes puras da Maçonaria.

 

Procure as obras idôneas, constitucionais, adotadas oficialmente pela Maçonaria, O acervo é vasto. Mas, muitos não conseguiram nem “desbastar a pedra bruta”.

 

Acontece. Vejamos, inúmeros cristãos vivem a vida toda frequentando a Igreja e, no entanto, ignoram completamente verdades de sua própria religião. Nós também temos Maçons desse tipo.      

Fonte: Carlos Lima

OUTRAS NOTÍCIAS