Tempo - Tutiempo.net

Na realidade o que é Maçonaria?

O que é a Maçonaria? As definições são muitas e na maioria contraditórias. Os livros de Leo Taxil, Paul Rosean, Marques Rivièri e tantos outros, esforçaram-se para caluniar a Ordem Maçônica e com isso, conseguiram fixar no imaginário dos ‘profanos’ uma espécie de chavão que se distancia da verdade.

Entre alguns autores e religiosos católicos, a Maçonaria continua sendo definida como a “Sinagoga de Satã”, no entanto algo que nos causa estranheza é de ainda não terem acusado a Instituição de praticar a invocação do anjo decaído.

Alguns segmentos ainda acusam a Maçonaria de ser uma grande máfia que se alimenta de projetos políticos e não recua diante de assassinatos, desde que eles sirvam aos seus interesses.

Ainda outros profanos acreditam que ela não passa de uma sociedade de ajuda mútua, para fortalecer os seus membros no seio da sociedade.

Os antissemitas afirmam que a “Ordem” é um instrumento nas mãos do Estado de Israel. Max Doumie afirmava que a Maçonaria era um órgão do imperialismo anglo-saxão.

Na realidade essas opiniões divergentes e contraditórias são todas falsas. A verdade é que a Maçonaria é uma Instituição que mantém viva tradições do ensino reservado-iniciático.

O que mais predomina nela é o princípio da tolerância diante de todas as doutrinas religiosas e políticas, deixando-a acima e fora dessas prováveis fontes de divergência, rivalidade e lutas.

A Maçonaria abre o caminho do conhecimento pela iniciação. Os símbolos vão proporcionar ao Maçon a possibilidade de confrontar-se com os seus princípios.

Na verdade pode acontecer que depois de alguns homens serem iniciados, continuem profanos, no entanto, tais exceções jamais irão fazer desaparecer o caráter transcendental da Maçonaria. Essa afirmação foi feita, em outras palavras, por Jules Boucher, no livro “La Symbolique Maçonnique.”

A Maçonaria é uma Instituição humanitária, que exalta tudo o que une e repudia tudo aquilo que divide, porque ela aspira fazer da humanidade uma grande família de irmãos, estando sempre a serviço das ações moralizadoras.

É uma Instituição de paz e amor, sempre aberta as mais nobres aspirações, unindo o coração e o espírito, onde se harmoniza o equilíbrio interior e onde os caráteres se afirmam e se consolidam.

É uma Instituição onde a fraternidade é uma influência, um guia espiritual para a concepção de uma vida elevada e nobre, onde uma força indestrutível se torna generosa por refletir a luz da razão.

É uma instituição que prepara o terreno para o florescimento da Justiça e da Paz. Sua única arma é a espada da inteligência. Só através dela as mudanças podem ser efetuadas.

Luiz Umbert Santos, em seu livro “Por queSoy Mason”, escreveu: “A Maçonaria é uma Instituição que ensina o valor eterno dos princípios de Cultura humana e individual, independentemente dos lugares e das época, proporciona aos indivíduos, às suas agrupações, a noção clara e certa da Solidariedade, do Amor, do Direito, da Justiça, da Liberdade.”

Voltaire definiu assim: “A Maçonaria é a Entidade mais sublime que conheci. É uma Instituição Fraternal, na qual se ingressa para dar e que procura meios para fazer o bem, exercitar a beneficência, como um dos processos para conseguir-se a perfectibilidade objetiva. Será extraordinariamente sublime se a maioria dos gênios da ação e do pensamento pertencerem à Maçonaria.”

Abrahão Lincoln afirmou que: “A mais sublime de todas as Instituições é a Maçonaria, porque prega e luta pela Fraternidade, que cultiva com devotamento; porque pratica a Tolerância; porque deseja a Humanidade integrada em uma só Família, cujos seres estejam unidos pelo Amor, dominados pelo desejo de contribuir para o Bem do próximo, é uma honra para mim, ser Maçon.”

Poderíamos nos estender muito mais. Não será preciso. Mesmo por que, os homens e mulheres de bons costumes, sempre encontrarão uma porta aberta.

A Maçonaria sempre terá adeptos fieis e cumpridores inflexíveis do dever. A ignorância insciente impele certos indivíduos a investir impiedosamente contra a Instituição, sem conseguir o sucesso almejado, sabe por quê? Porque a Maçonaria está alicerçada com a verdade e edificada com a pedra trabalhada.  

Fonte: Carlos Lima

OUTRAS NOTÍCIAS