Tempo - Tutiempo.net

O dia 4 de abril é lembrado como o Dia Nacional do Mal de Parkinson

 Nesta sexta-feira (4), o Mal de Parkinson é lembrado com um dia nacional, a doença tem como características a associação de distúrbios motores como lentidão de movimentos, rigidez corporal, instabilidade de postura, tremor e costuma ser diferente entre um lado e outro. A doença causa danos nos neurônios que produz a dopamina do cérebro, responsável por controlar e coordenar os movimentos.

 

A doença é considerada genética em parte, a outra é causada por um componente ambiental. No entanto, a doença não é passada diretamente para os filhos. É muito mais complexa e distante. Sobre o fator ambiental, o fato é que ainda não há comprovação científica. A doença proguide lentamente, mas nos casos mais avançados pode haver comprometimento mental.

 

A medicina tenta retardar a evolução dos sintomas e permitindo que os pacientes sejam funcionais por mais tempo. Sem tratamento, um doente ficaria parcialmente incapacitado em cinco anos, dependente em 10 e aos 15 anos com a doença só tentaria se manter vivo.

 

 

Atualmente, o período foi duplicado, praticamente, com ajuda da fisioterapia especializada, a uma série de orientações de hábitos de vida saudável e medicamentos. O neurologista deve conduzir todo o tratamento para que os pacientes não tenham uma evolução clínica antiga da doença.

Fonte: Redação/ Foto: Web.

OUTRAS NOTÍCIAS