Tempo - Tutiempo.net

O que é Câncer de estômago?

O câncer gástrico começa no estômago, mas pode englobar outras estruturas próximas a ele.
Sinônimos: Câncer gástrico, câncer estomacal

 

Muitos tipos diferentes de câncer podem ocorrer no estômago. O tipo mais comum é chamado adenocarcinoma, que começa de um dos tipos de células comuns encontrados na parte interna do estômago.

 

Existem vários tipos de adenocarcinoma. Como outros tipos de câncer gástrico são mais raros, estas informações se concentram em adenocarcinoma do estômago.

 

O adenocarcinoma do estômago é um câncer comum do trato digestivo em todo o mundo, embora ele seja incomum nos Estados Unidos. Ele ocorre principalmente em homens acima dos 40 anos. Essa forma de câncer gástrico é extremamente comum no Japão, no Chile e na Islândia.

 

A incidência da maioria dos tipos de adenocarcinoma gástrico nos Estados Unidos tem diminuído com o passar dos anos. Especialistas acreditam que a queda na incidência pode estar relacionada ao fato de as pessoas estarem comendo menos alimentos com sal, conservados e defumados.

 

Os fatores de risco do câncer gástrico são:

Histórico familiar de câncer gástrico
Infecção pela bactéria Helicobacter pylori (uma bactéria comum que também pode causar úlceras estomacais)
Histórico de pólipo gástrico adenomatoso maior do que 2 centímetros
Histórico de gastrite atrófica
Histórico de anemia perniciosa
Fumo.

Os exames

O diagnóstico é muitas vezes adiado porque os sintomas podem não ocorrer nos estágios iniciais da doença. Os pacientes também podem fazer o auto tratamento de sintomas que podem ser comuns a outros distúrbios gástricos menos graves (inchaço, gases, azia e sensação de inchaço).

 

Os seguintes testes podem ajudar a diagnosticar câncer gástrico:

Hemograma completo para verificar se há anemia
Esofagogastroduodenoscopia (EGD) com biópsia
Exame de fezes para verificar se há sangue nas fezes
Série gastrointestinal superior.

 

Sintomas de Câncer de estômago

Repletação ou dor abdominal
Fezes escuras
Dificuldade para deglutir, especialmente dificuldade que aumenta com o tempo
Eructação excessiva
Declínio geral na saúde
Perda de apetite
Náusea e vômito
Repletação abdominal prematura após as refeições
Vômito de sangue
Fraqueza ou cansaço
Perda de peso (involuntária)

Se você detectar esses sintomas vá ao médico com urgência, quanto mais rápido iniciar o tratamento melhor para combater a doença. Seja ela qual for.

 

Tratamento

A remoção cirúrgica do estômago (gastrectomia) é o único tratamento curativo. A radioterapia e a quimioterapia podem ajudar. Para muitos pacientes, a quimioterapia e a radioterapia feitas após a cirurgia melhoram a probabilidade de cura.

 

Para pacientes que não podem ser submetidos a cirurgia, a quimioterapia ou a radioterapia podem melhorar os sintomas e prolongar a sobrevivência, mas provavelmente não curarão o câncer. Para alguns pacientes, um procedimento cirúrgico de bypass pode aliviar os sintomas.

 

Expectativas


O resultado varia. Os tumores no estômago inferior são curados com mais frequência do que aqueles no estômago superior — cárdia gástrica ou junção gastroesofágica. A profundidade na qual o tumor invade a parede do estômago e se os nódulos linfáticos estão envolvidos quando o paciente é diagnosticado influenciam nas chances de cura.

 

Quando o tumor foi disseminado para fora do estômago, a cura não é possível e o tratamento é direcionado à melhoria dos sintomas.

 

Complicações possíveis

Acúmulo de líquido na cavidade abdominal (ascite)

Hemorragia gastrointestinal

Disseminação do câncer para outros órgãos ou tecidos

Perda de peso

 


Programas de triagem em massa foram bem-sucedidos na descoberta da doença nos estágios precoces no Japão, onde o risco de câncer gástrico é muito mais alto do que nos Estados Unidos. O valor da triagem nos Estados Unidos e em outros países com taxas menores de câncer gástrico não é claro.

 

Fatores que podem ajudar a reduzir seu risco de câncer gástrico:

Não fume

Faça uma dieta saudável e balanceada rica em frutas e vegetais

 

Tome um medicamento para tratar da doença do refluxo, se presente.

 

Siga as orientações médicas.    

Fonte: National Cancer Institute. Gastric cancer treatment PDQ.

OUTRAS NOTÍCIAS