Tempo - Tutiempo.net

Prefeito anuncia em nota pública processo seletivo para o SAMU

Nesta quarta-feira (26), o prefeito José Ronaldo de Carvalho anunciou através de uma nota pública que será realizado um processo seletivo para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).     

 

O processo de seleção simplificada será realizado por uma empresa que será contratada após licitação.O prefeito não acredita que os profissionais do Samu levem adiante a greve.

 

“Acreditamos que a responsabilidade e o bom senso dos senhores médicos não permitirão que o atendimento capaz de salvar vidas seja paralisado. Até porque não houve discussão com o Governo em duas reuniões realizadas, nos dias 9 e 28 de janeiro, do ponto que somente agora é trazido à tona e colocado como motivo de uma suposta paralisação, a demissão de uma profissional, coordenadora do órgão. Chamamos, então, os ilustres profissionais médicos a uma reflexão”. Disse o prefeito.

 

Leia a nota na íntegra:

 

SAMU: uma necessária reflexão

 

Médicos que trabalham no Samu de nossa cidade ameaçam paralisar as atividades. O anúncio, que deixa a sociedade feirense perplexa, está sendo feito na imprensa por alguns dos profissionais que atuam neste órgão considerado essencial. Não acreditamos que essa proposta seja levada adiante. Confiamos no bom senso e na responsabilidade dos médicos que compõem o SAMU de Feira de Santana perante a população.

 

Os médicos do SAMU reconhecem, e registram isto em manifesto escrito, o “apoio e empenho” da secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, e do prefeito José Ronaldo, na busca pela solução de problemas que afetariam o seu trabalho e o atendimento à comunidade. “Agradecemos publicamente”, dizem os profissionais no documento.

 

Consideram, os digníssimos médicos, que “as propostas de ambos os lados foram respeitadas, conduzindo desta forma à construção de um cenário de mudanças, a curto, médio e longo prazo”. Admitem, coerentemente, que “nem tudo pode ser resolvido prontamente”.

 

Louvam em seu manifesto, os senhores médicos,  a iniciativa da Prefeitura de assinar um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público Federal e Ministério Público do Trabalho com o propósito de garantir uma seleção pública e posteriormente concurso público para provimento de cargos no SAMU.

 

Em outro trecho, afirmam que “o prefeito José Ronaldo e a secretária de Saúde tem manifestado vontade de ajustar os problemas do nosso serviço” e que “as melhorias almejadas estão em andamento”. E estão mesmo. Nos encontramos debruçados sobre o tema e vamos buscar, de forma determinada, e junto com os médicos, enfermeiros e demais profissionais, as soluções e os ajustes necessários.

 

Podemos adiantar que no dia 6 de março teremos publicado o edital para licitação que vai contratar a empresa responsável pela seleção simplificada de pessoal do SAMU. Portanto, as medidas pertinentes às melhorias do SAMU de Feira de Santana  estão sendo adotadas de maneira objetiva e de acordo com as reais possibilidades, conforme explicitam os próprios médicos, em seu manifesto público.

 

Acreditamos que a responsabilidade e o bom senso dos senhores médicos não permitirão que o atendimento capaz de salvar vidas seja paralisado.  Até porque  não houve discussão, com o Governo, em duas reuniões realizadas, nos dias 9 e 28 de janeiro, do ponto que somente agora é trazido à tona e colocado como motivo de uma suposta paralisação, a   demissão de uma profissional,  coordenadora do  órgão. Chamamos, então, os ilustres profissionais médicos a uma reflexão:

 

Exigir a demissão de uma servidora seria mesmo uma atitude nobre, grandiosa, a altura desta categoria tão valorosa à vida humana? Quem seria o próximo, numa escala hierárquica administrativa do órgão, a ter a cabeça colocada a prêmio? Em quais outras repartições municipais se haverá de pedir a demissão de alguém, como negociação de ordem trabalhista? Agindo por este prisma não estaríamos encaminhando perigoso precedente no serviço público, desviando o nosso foco, que é o de solucionar os problemas, melhorando as condições de trabalho e, consequentemente, prestando um serviço ainda mais eficiente à população?

 

A coordenadora é uma profissional respeitada não apenas na Bahia, mas em todo o país, sendo referência na gestão deste órgão em nível nacional e o resultado das auditorias federais feitas no órgão é uma prova inconteste de sua capacidade. Mesmo assim, caso ajustes administrativos no SAMU ou até mesmo de conduta sejam efetivamente necessários, o Governo Municipal aceita discutir também sob estes aspectos. Para esta administração, o diálogo tem portas abertas permanentemente, quaisquer que sejam as demandas.

 

O SAMU é uma conquista extraordinária em favor da vida dos brasileiros. Em Feira de Santana, em que pesem alguns problemas pontuais,  o serviço é eficiente e reconhecido pela comunidade. Pela sua importância e papel humanitário, não devemos  interrompê-lo antes que se esgotem todas as tentativas possíveis de entendimento, o que está sendo feito de forma respeitosa e responsável, até aqui.

 

 

José Ronaldo  de Carvalho

Prefeito Municipal

Fonte: Redação com informações da Secom/ Foto: Web

OUTRAS NOTÍCIAS