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A importância da musicalização na Educação Infantil

Musicalização Infantil

A música é um dos diversos tipos de manifestações artísticas que compõem o conjunto de práticas culturais humanas. Evidências lhe apontam, inclusive, como uma das mais antigas, de existência sinalizada ainda na pré-história, com motivações possivelmente relacionadas à sua capacidade de comunicar. Pesquisas também indicam que, para além da experiência sensorial particular de cada indivíduo no contato com a música, são inúmeros os benefícios adquiridos no exercício de sua prática, que pode e deve ser estimulada desde a infância.

Esse estímulo pode ser facilmente buscado em um primeiro momento ainda pelos pais no cotidiano com os filhos antes bem antes mesmo da idade escolar, e, durante ela, passando a complementar as atividades que devem ser promovidas pelos professores que acompanham a criança nos primeiros passos.

De forma mais direcionada, a escola também deve dispor de profissional qualificado, apto a transmitir os conhecimentos de forma compatível àquela faixa etária, encaixando no cronograma de aulas um momento específico para o conteúdo, que desde 2008 foi determinado como obrigatório no currículo da Educação Básica.

Essa “musicalização infantil”, como é chamada, tem o propósito de despertar na criança o mundo musical já existente dentro dela, sensibilizando-a e a ela dispondo oportunidades de vivências para apreciação e aprendizado dos componentes da linguagem musical.

Fernando Ferreira, professor graduado em Educação Artística com habilitação em Música e Canto, que ministra aulas de Música – explica que a relação da criança com o som começa ainda durante a gestação, onde desde então acontece uma apropriação musical relacionada com o ambiente em que ela está inserida. Desse modo, o que a musicalização faz é impulsionar esse conhecimento.

“A apropriação da cultura musical se inicia ainda na barriga quando o feto começa a ouvir. Ele capta a voz dos adultos que estão ali por perto, as músicas que a mãe escuta, aquelas que ela canta para ele, e depois que ele nasce esse processo continua. Agora quando a criança tem aula de música esse processo natural é sistematizado e assim potencializado, pois tanto ele é acelerado quanto ele é aprofundado, e, de acordo com o direcionamento dado, ali já pode ser o inicio de uma carreira musical”, explica.

Segundo ele, o contato da criança com a música deve feito sempre de maneira lúdica, com brincadeiras que podem, inclusive, relacionar essa com outras práticas, como a dança e a pintura, já que elas também advêm do movimento.

Nesse sentido, a música também desempenha o papel de facilitadora de outros tipos de aprendizagens, como a leitura, a escrita ou mesmo ainda para a educação alimentar e para a higiene pessoal, por exemplo: “A criança é um ser lúdico e o brincar é a ferramenta por excelência de aquisição da cultura que a cerca, por isso que no Ensino Infantil todo o conteúdo pedagógico é associado com dança, com música, pintura, representações teatrais, onde é válida a utilização de bonecos, de jogos, de tudo que envolva a imaginação.

A música também vem como uma maneira de organizar a rotina e as professoras a utilizam de forma específica para cada momento, representando uma ferramenta pedagógica pra aquisição e fixação dos conhecimentos”.

 CEV

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