Tempo - Tutiempo.net

Candidatos do Enem 2019 que se sentiram prejudicados no dia da prova poderão solicitar nova chance

ENEM 2019 - DOMINGO (3) – SÃO PAULO (SP) –Candidatos começam a entrar após abertura dos portões no Mackenzie, em São Paulo — Foto: Celso Tavares/G1

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou, na tarde desta segunda-feira (4), que candidatos que se sentiram prejudicados por um erro de logística do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou por questões de força maior, como desastres naturais, poderão solicitar uma vaga na reaplicação das provas, que está prevista para dezembro.

A medida se refere tanto ao primeiro dia de provas, que aconteceu neste domingo (3), quanto ao segundo dia, que será realizado no próximo domingo (10), e está prevista nas regras do exame.

Ela vale apenas para quem se sentiu lesado por causa de “questões logísticas”. É o caso, por exemplo, de um estudante de Goiás, que perdeu o primeiro dia de provas porque seu cartão de confirmação continha o endereço incorreto. O Inep já confirmou que ele terá direito a participar do primeiro dia da reaplicação, que acontece nos dias 10 e 11 de dezembro, com provas e questões diferentes da aplicação regular, inclusive um novo tema de redação.

O Inep afirmou, nesta segunda, que “não houve ocorrências significativas, mas casos pontuais” que chegaram ao seu conhecimento.

ENEM 2019 - DOMINGO (3) – GOIÂNIA - (GO) Inep admite erro em endereço de local de prova, e candidato de Goiânia terá direito a fazer o Enem em outra data Goiás — Foto: Lis Lopes/G1
ENEM 2019 – DOMINGO (3) – GOIÂNIA – (GO) Inep admite erro em endereço de local de prova, e candidato de Goiânia terá direito a fazer o Enem em outra data Goiás — Foto: Lis Lopes/G1

Formulário no site do Inep

A solicitação de reaplicação deverá ser feita por meio de um formulário específico no site do Inep, que será aberto na próxima segunda-feira (11) e ficará disponível até 18 de novembro.

Veja alguns dos exemplos citados pelo Inep como motivos para a reaplicação:

desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do exame, devido ao comprometimento da infraestrutura do local);

falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural);

estrutura imprópria do local de prova;

erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador, que cause comprovado prejuízo ao participante.

Resultado do Enem

As notas do Enem 2019 só serão divulgadas em janeiro de 2020. Já o gabarito oficial e o PDF dos cadernos de provas serão publicados no site do Inep em 13 de novembro.

Confira aqui o GABARITO EXTRAOFICIAL, e veja abaixo vídeos nos quais professores do COC Sistema de Ensino corrigem a dezenas das questões do primeiro dia do Enem.

 G1

OUTRAS NOTÍCIAS