Tempo - Tutiempo.net

Enem 2018: Faltam 37 semanas

Enem 2018. Imagem:divulgação

O carnaval chegou ao fim, os novos calouros se preparam para o início da faculdade e os estudantes do terceiro ano do ensino médio, ou que ainda não passaram no vestibular, já devem começar a planejar os estudos. Pouco mais de 260 dias separam esta semana e o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018. Imagem:divulgação 2018), o que equivale a 37 semanas.

Isso é tempo suficiente para estudar todo o conteúdo que cai no exame? Segundo especialistas, sim, mas só para quem realmente quer dedicar o seu tempo à preparação.

Eles também ressaltam que não há fórmulas prontas e que o rendimento também depende de uma boa dose de autoconhecimento de cada estudante.

1- Planejamento

De acordo com eles, os estudantes interessados em dedicar o ano de 2018 ao vestibular devem separar entre dois e três dias para realizar um planejamento detalhado. A dica é ainda mais preciosa para quem decidiu não se matricular em um cursinho e, por isso, não vai poder depender do planejamento de aulas dos professores.

“Se for um aluno de um curso regular, que acompanhe regularmente o curso. Se for um aluno que faz um curso virtual, ou estuda por conta própria, ele precisa pegar essas 37 semanas, olhar todos os conteúdos, e tirar uns dois ou três dias só para organizar um planejamento”, explicou Fabrício Cortezi, do pH.

Isso inclui organizar um cronograma definindo quando cada matéria exigida no Enem deverá ser estudada. A dica é a mesma usada pelos coordenadores de colégios e cursinhos: dividir a carga horária semanal em períodos e intercalar neles cada disciplina.

Alguns critérios devem ser levados em conta nesse planejamento:

Peso das disciplinas no Enem: A decisão de quantas horas estudar cada matéria deve refletir a cobrança delas pelo exame; Edmilson Motta, do Etapa, diz que uma conta aproximada é de três vezes mais carga horária para matemática e português do que para física, química, biologia, história e geografia; a carga horária de estudos de filosofia e sociologia deve ser metade das demais disciplinas de ciências humanas.

Foco nas maiores dificuldades: Os professores afirmam que é preciso investir mais tempo nos conteúdos com os quais os candidatos têm mais dificuldade.

Equilíbrio: Se um candidato não é forte em ciências da natureza, um dia de estudos só de biologia, química e física não vai render tanto; é preciso intercalar matérias de acordo com o nível de dificuldade, para evitar o desgaste.

Cronograma semanal: Planejar os conteúdos por semana é mais fácil do que por mês, porque fica mais fácil medir se você cumpriu o combinado, além de dar tempo de corrigir problemas de rendimento para não deixar a matéria acumular demais.

Procure encaixar todo o conteúdo a ser estudado em cerca de 30 semanas, e deixe as últimas seis ou sete semanas antes do Enem para a revisão final.

Ana Carolina Moreno

 

OUTRAS NOTÍCIAS