Tempo - Tutiempo.net

Enem 2019 tem menor taxa de abstenção da história, diz MEC

Abraham Weintraub, ministro da Educação, e Alexandre Lopes, presidente do Inep, comentam o segundo dia do Enem 2019 — Foto: Gabriel Jabur/Divulgação/MEC

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse neste domingo (10) que o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 confirmou essa edição como a de menor abstenção de todos os tempos; 27,19% dos candidatos não foram aos locais de prova.

Com pouco mais de cinco milhões de inscritos, o Enem 2019 teve também o menor número de inscrições desde 2010. No primeiro dia da aplicação do exame, o ministro já havia comemorado a menor abstenção da história do exame. Naquele dia, 23,1% dos candidatos inscritos não estiveram presentes na prova.

Dos 5.095.388 inscritos confirmados, 3.709.809 estiveram presentes, ou seja 72,81%. Os ausentes foram 1.385.579, o que representa uma abstenção de 27,19%.

Histórico de abstenções do Enem — Foto: Ana Carolina Moreno/G1
Histórico de abstenções do Enem — Foto: Ana Carolina Moreno/G1

“Esse foi, acho que dá para afirmar agora, o melhor Enem de todos os tempos, tanto em execução, operação, logística e também quanto à formulação, porque a gente até agora não está vendo uma crítica técnica, embasada, quanto às provas”, disse Weintraub.

Ele afirmou, ainda, que “o que existirá nos próximos anos” é um Enem “técnico, e não ideológico. Não vai precisar ficar mais buscando, nos manuais de esquerda, ou de direita, ideologias. O objetivo é que, para todos os brasileiros, seja uma seleção justa”.

G1

OUTRAS NOTÍCIAS