Tempo - Tutiempo.net

Estudantes brasileiros conquistam medalha de prata no Torneio Internacional de Jovens Físicos

Copa do Mundo da Física, que aconteceu em Singapura, reuniu jovens mentes de 30 países em evento baseado em discussões e debates sobre física.

A equipe brasileira destacada para o Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT) consquistou uma marca histórica na competição: a medalha de prata e o oitavo lugar geral. A competição distribui as medalhas por faixa: ouro para os quatro primeiros colocados, prata para os cinco seguintes, bronze para quem ficar entre o 9º e o 15º lugar. O IYPT aconteceu em Singapura, entre 5 e 12 de julho.

Os jovens Vitor Daisuke Tamae, Roberto Mitsuaki Saito, Tiago Mambrim Flora, Thomas Ross-White Bergamaschi e Matheus Laureano Nunes Barbosa são estudantes de ensino médio que representaram as equipes vencedoras da etapa brasileira do torneio. Deixaram para trás equipes de países como Coreia do Sul, Rússia, Austrália, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Holanda e Suíça.

Os garotos competiram contra equipes de outros 30 países: o primeiro colocado geral foi o país sede, seguido pela China e pela Polônia. O torneio tem um formato diferente das olimpíadas científicas tradicionais: é baseado em discussões e debates teóricos para resolver problemas em física. Os debates duram cerca de 50 minutos, em que as equipes se revezam para apresentar soluções para as questões propostas.

G1

OUTRAS NOTÍCIAS