Tempo - Tutiempo.net

Evasão no ensino médio alcança 11% do total de alunos, apontam dados do Censo Escolar

Evasão por estados

Um levantamento inédito do governo federal revela que 12,7% e 12,1% dos alunos matriculados na 1ª e 2ª série do ensino médio, respectivamente, abandonaram os estudos entre os anos de 2014 e 2015, de acordo com o Censo Escolar.

Ainda de acordo com a análise, o 9º ano do ensino fundamental tem a terceira maior taxa de evasão, 7,7%, seguido pela 3ª série do ensino médio, com 6,7%. Considerando todas as séries do ensino médio, a evasão chega a 11% do total de alunos nessa etapa de ensino.

Os dados inéditos integram um conjunto de indicadores divulgados pela primeira vez pelo Instituto Nacional de

Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Ministério da Educação (MEC). A análise foi feita, de acordo com o governo, com base em uma metodologia de acompanhamento longitudinal da trajetória dos estudantes.

“A evasão é maior nas escolas rurais, em todas as etapas de ensino. O Pará tem a mais alta taxa de evasão em todas as etapas de ensino, chegando a 16% no ensino médio”, informou o Inep em nota. Os dados foram revelados nesta terça-feira (20) durante o “Seminário 10 Anos de Metodologia de Coleta de Dados Individualizada dos Censos Educacionais”.

Evasão por redes

A evasão total de 11% no ensino médio é o retrato da situação na média das redes. Se considerada apenas a evasão na rede particular, ela é de 3,6%, seguida de 5,6% na rede federal, 9,4% na municipal e de 12,2% na rede estadual (que é a principal ofertante da etapa).

No levantamento 2007/2008, a evasão era de 14,4%, mantendo trajetória de queda até 2013/2014, quando atingiu 10,8%.

G1

 

OUTRAS NOTÍCIAS