Tempo - Tutiempo.net

MEC e Capes lançam programa Ciência 10

Foto: Reprodução

O Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) divulgaram nesta sexta-feira (27), em Brasília, o lançamento dos editais para seleção de professores que queiram participar do Programa Ciência 10, voltado para professores de escolas públicas que dão aula do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

A expectativa é que 400 mil alunos da rede pública sejam beneficiado pela formação destes professores.

O edital será lançado no dia 30 de setembro. Serão abertas 3.920 vagas em 19 instituições de ensino superior federais e estaduais em 125 municípios do país. As inscrições deverão ser feitas juntas às instituições.

“Essa é a primeira vez que a gente está trazendo esse tipo de ação para a sala de aula, investindo na capacitação do professor para melhorar lá na ponta a qualidade da educação e a ciência na vida”, afirmou o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

De acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês), feito com 70 países, o Brasil ficou na 63ª posição em ciências. O foco na carreira de professores é o que tem feito outros países avançarem na classificação, como é o caso da Colômbia.

As aulas serão a distância, oferecidas por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Uma vez por mês os professores deverão se reunir em pólos da UAB para debater os temas aprendidos.

O programa havia sido anunciado em abril. De acordo com a Capes, o curso terá duração total de 480 horas e é dividido em quatro eixos temáticos: vida, ambiente, universo e tecnologia. A ideia é preparar o professor para estimular o ensino por investigação, “com uma abordagem criativa e transversal”, segundo a Capes.

G1

OUTRAS NOTÍCIAS