Tempo - Tutiempo.net

MEC e Unesco lançam série de vídeos para conscientizar sobre ‘Educação Sustentável’

Foto: Euzivaldo Queiroz

Aumentar a conscientização da comunidade escolar sobre a importância da Educação em Desenvolvimento Sustentável (EDS). Essa é a proposta dos oito vídeos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) lançados mundialmente nesta quinta-feira (13) em Manaus.

A iniciativa é uma parceria do Ministério da Educação (MEC) com a Representação da Unesco no Brasil e com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), no âmbito do marco internacional dos ODS e da Agenda da Educação 2030, compromissos assumidos por diversos países em 2015, entre eles o Brasil.

O secretário nacional de Educação Básica, Rossieli Soares da Silva, destacou que os vídeos são voltados para crianças de 7 a 11 anos e estão nas versões em português, espanhol e inglês. Também está disponível a publicação Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Objetivos de Aprendizagem, sobre todos os ODS.

“O objetivo é trazer essa discussão para sala de aula com mais força e energia apoiando os professores para que as crianças no Brasil tenham mais consciência da importância da água, do desenvolvimento de uma sociedade que consuma menos, do que se impacta diretamente no meio ambiente, entres outros ODS fundamentais para o Brasil”, disse Rossieli.

Ele explicou que a escolha de Manaus para sediar o lançamento mundial dos vídeos se deve ao fato de estar no coração verde do Brasil. “Temos o Amazonas, estado que mais se preserva, como símbolo fundamental de trabalharmos as nossas crianças a partir disso. Olhando para o nosso futuro e para que a criança entenda que se ela fazer um pouquinho, o Brasil vai dá exemplo de desenvolvimento sustentável”.

 

Silane Souza

OUTRAS NOTÍCIAS