Tempo - Tutiempo.net

P-Fies 2018/1: resultado é divulgado após dois adiamentos

Inscrições para as vagas remanescentes do Fies já podem ser feitas

O resultado da modalidade Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) do Fundo de Financiamento Estudantil 2018/1 foi divulgado nesta segunda-feira, 26 de março, após ser adiado três vezes pelo Ministério da Educação (MEC).

Os pré-selecionados terão que procurar a CPSA da faculdade para a validação das informações de cadastro do P-Fies em até cinco dias.

Validadas as informações na CPSA, os pré-selecionados terão que ir ao agente financeiro (banco) em até 10 dias, contados a partir do 3º dia útil subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA. É preciso levar a documentação exigida para a aprovação e formalização da contratação do financiamento.

As oportunidades foram destinadas aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O MEC aceitou as notas das edições de 2010 a 2017.

Os participantes tiveram que comprovar média de 450 pontos (provas objetivas + redação) e não ter obtido zero na produção textual.

Puderam concorrer às vagas do P-Fies os candidatos com renda familiar entre 3 e 5 salários mínimos.

Inicialmente, o edital do P-Fies tinha como previsão a divulgação dos pré-selecionados em 12 de março. Poucos dias antes, o órgão informou a mudança para 16 seguinte.

Quando chegou o dia 16, o MEC decidiu mudar novamente o resultado do P-Fies, desta vez para 23 de março. A justificativa foi de que os bancos pediram mais tempo para analisar as informações dos inscritos.

Na última sexta-feira (23), o MEC alterou novamente a data de divulgação do resultado do P-Fies para esta segunda-feira (26).

Esta é a primeira edição do Fundo de Financiamento Estudantil que conta com o P-Fies. A modalidade ofereceu 75 mil vagas para este primeiro semestre, sendo as oportunidades com juros definidos pelos bancos conveniados.

Os critérios de seleção levaram em conta as seguintes características:

I – Classificação de acordo com a nota no Enem no grupo de interesse escolhido, levando em consideração as opções de curso/turno/local de oferta selecionados pelo candidato;

II – Só haverá a classificação e pré-seleção se tiver a pré-aprovação do financiamento por pelo menos um agente financeiro operador de crédito (banco).

Este ano o MEC também implementou uma modalidade de juros zero do Fies. Foram oferecidas 80 mil vagas para o primeiro semestre deste ano.

As oportunidades do Fies juros zero foram para estudantes com renda de até 3 salários mínimos.

O prazo da lista de espera continua aberto. Os inscritos podem manifestar interesse e acompanhar para ver se foram pré-selecionados até 13 de abril.

Lorraine Vilela

OUTRAS NOTÍCIAS