Tempo - Tutiempo.net

Servidores da educação cobram do poder público melhorias na área educacional em Almeirim

Servidores têm feito várias manifestações no município desde o início da paralisação

Completando quase duas semanas em greve, os servidores da educação cobram do poder público melhorias na área educacional em Almeirim, no oeste do Pará. A categoria paralisou as atividades no dia 9 de março e desde então tem realizado manifestações no município. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Educação Pública (Sintepp), representantes do governo municipal demonstram inflexibilidade nas negociações.

Ainda segundo o sindicato, o ano letivo no município iniciou normalmente em 2018, e no dia 15 de janeiro foi encaminhada à prefeitura a primeira pauta de reivindicações. No dia 5 de março os profissionais deflagraram a greve e quatro dias depois paralisaram as atividades por não terem recebido posicionamento por parte do governo.

O coordenador geral do sindicato no município, Whisney Pereira Messias, informou que as principais reivindicações são: reajuste de 6,81% dado pelo piso salarial nacional; conclusão de obras e reformas em escolas, creches e quadras poliesportivas; regularização dos conselhos escolares; compra de material didático-pedagógico para as escolas; transporte e alimentação escolar.

No dia 14 de março, os servidores participaram de uma sessão na Câmara de Vereadores e pediram apoio ao poder legislativo para legitimar o direito à greve. Foi realizada uma manifestação silenciosa, na qual os trabalhadores colocaram fitas pretas nas bocas.

Com faixas, cartazes e palavras de ordem, dezenas de servidores saíram às ruas no dia 16 de março em uma nova manifestação. O ato público durou cerca de três horas e ocorreu em frente ao Ministério Público Estadual e Prefeitura.

 

Geovane Brito

 

OUTRAS NOTÍCIAS