Você passaria na prova de matemática do Pisa? Teste seus conhecimentos.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Pisa 2018: 68% dos estudantes brasileiros (contra 2% nas cidades chinesas) não conseguem "interpretar e reconhecer como uma situação simples pode ser representada matematicamente" — Foto: Reprodução/TV Gazeta

No ano passado, 11 mil estudantes brasileiros de 15 anos participaram da prova do Pisa, exame internacional realizado em 79 países e regiões que tenta medir o sucesso da educação ao redor do mundo — mais especificamente, se as escolas estão sendo bem-sucedidas em preparar seus alunos para o futuro.

Segundo resultados divulgados nesta semana, das três áreas avaliadas (matemática, leitura e ciências), o Brasil teve pior desempenho em matemática: apenas um terço dos estudantes brasileiros alcançou o nível básico nessa competência.

Portanto, 68% dos estudantes brasileiros (contra 2% nas cidades chinesas medidas no Pisa) não conseguem “interpretar e reconhecer como uma situação simples pode ser representada matematicamente”, aponta o relatório produzido pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), entidade responsável pelo teste.

E você, acha que se sairia bem em uma prova de matemática do Pisa?

As questões da prova de matemática de 2018 não foram divulgadas, mas é possível exercitar seus conhecimentos com base em algumas perguntas feitas a alunos do mundo inteiro na prova de 2012 (e das quais a BBC News Brasil fez uma tradução livre e não oficial do original em inglês para o português).

Se você não se lembra muito das fórmulas matemáticas que aprendeu na escola, não faz mal: a ideia não é medir esse conhecimento específico.

A OCDE diz que a intenção da prova é avaliar a capacidade dos alunos de “formular, usar e interpretar a matemática” para seu cotidiano — desde controlar seus gastos no mercado até medir quantidades para uma receita, compreender estatísticas ou avaliar custos de um projeto.

O objetivo, diz a organização, é que as escolas formem alunos capazes de “refletir e entender o papel da matemática no mundo”.

Ao fim de cada pergunta (algumas divididas em blocos temáticos, assim como na prova original), veja qual a habilidade específica que o Pisa queria avaliar nos alunos. E, no fim do texto, veja as respostas para as perguntas:

PINGUINS

PERGUNTA 1) O fotógrafo de animais Jean Baptiste partiu para uma expedição de um ano e tirou inúmeras fotos de pinguins e seus filhotes. Ele ficou especialmente interessado no crescimento de tamanho de diferentes colônias de pinguins.

Normalmente, um casal de pinguins produz dois ovos por ano. Geralmente, o filhote do maior dos dois ovos é o que sobrevive.

Com os pinguins da espécie saltador-da-rocha, o primeiro ovo pesa cerca de 78g e o segundo ovo pesa cerca de 110g.

Em quanto por cento, aproximadamente, o segundo ovo é mais pesado que o primeiro ovo?

A – 29%

B – 32%

C – 41%

D – 71%

(Objetivo da pergunta: avaliar a capacidade do aluno em calcular porcentagem em um contexto real)

Jean se pergunta o quanto o tamanho da colônia de pinguins mudará ao longo dos próximos anos. Para determinar isso, ele faz as seguintes presunções:

– No começo do ano, a colônia consiste em 10 mil pinguins (5 mil casais)

– Cada casal de pinguins cria um filhote na primavera de cada ano

– Ao final de um ano, 20% de todos os pinguins (adultos e filhotes) vão morrer

PERGUNTA 2) Ao final do primeiro ano, quantos pinguins (adultos e filhotes) haverá na colônia?

(Objetivo da pergunta: avaliar se o aluno é capaz de entender uma situação real para calcular um número concreto baseado em alterações, incluindo aumento e decréscimo de porcentagens)

CONSTRUÇÃO COM DADOS

Na imagem abaixo, uma construção foi feita usando sete dados idênticos, de faces numeradas de 1 a 6.

Quando a construção é vista do alto, somente cinco dados podem ser vistos.

PERGUNTA 3) Qual o total de pontinhos de dados que podem ser avistados quando a construção é vista do alto?

(Objetivo da pergunta: avaliar a capacidade de interpretar a perspectiva exigida da foto de uma construção tridimensional)

MOLHO DA SALADA

Você está preparando seu próprio molho de salada.

Eis uma receita para fazer 100 mililitros (ml) de molho:

AZEITE – 60 ml

VINAGRE – 30 ml

MOLHO DE SOJA – 10 ml

PERGUNTA 4) De quantos mililitros (ml) de azeite você vai precisar para fazer 150 ml desse molho?

(Objetivo da pergunta: avaliar a capacidade de aplicar conceitos de proporção em situações da vida cotidiana, para calcular a quantidade de ingredientes necessários em uma receita)

RESPOSTAS:

1) 41% ;

2) 12 mil pinguins ;

3) 17 ;

4) 90 ml

BBC

OUTRAS NOTÍCIAS