Tempo - Tutiempo.net

Capital austríaca, Viena oferece túmulo honorário para enterro de Niki Lauda no cemitério central

Foto: Getty Images

Prefeito de Viena, Michael Ludwig ofereceu à família de Niki Lauda um túmulo honorário para o tricampeão mundial de Fórmula 1, morto na última segunda-feira aos 70 anos devido a complicações renais. A sepultura no Cemitério Central da capital austríaca é concedida às maiores personalidades locais. No entanto, a família de Lauda ainda não informou se aceitará a honraria, dada por exemplo ao cantor Udo Jürgens, o ator Peter Kern e o publicitário e combatente da resistência durante a Segunda Guerra Mundial Fritz Molden.

– Com a morte de Niki Lauda, ​​uma grande personalidade de nossa cidade nos deixou. Como atleta, empreendedor e, acima de tudo, como ser humano, ele moldou o mundo esportivo, a economia e também a vida pública por muitas décadas – disse Ludwig.

Cemitério Central de Viena tem os túmulos de personalidades austríaca — Foto: Reprodução

Cemitério Central de Viena tem os túmulos de personalidades austríaca — Foto: Reprodução

O prefeito disse ainda que, como cidadão de Viena, Lauda influenciou diferentes gerações de austríacos que viram a atuação dele dentro e fora das pistas de Fórmula 1:

– Para muitos, ele era um modelo esportivo e figura importante para gerações inteiras, que lutaram pelo enorme sucesso com uma tremenda vontade. Um campeão mundial vienense que sempre se levantou e não será esquecido não só em sua cidade natal de Viena – mas também em todo o mundo. Toda a nossa simpatia vai para sua família e parentes.

 Lauda venceu uma vez o GP da Áustria, na temporada de 1984 — Foto: Reprodução

Lauda venceu uma vez o GP da Áustria, na temporada de 1984 — Foto: Reprodução

Como piloto, Niki Lauda venceu 25 corridas e conquistou três títulos mundiais de Fórmula 1, em 1975, 1977 e 1984. O austríaco ainda foi consultor das equipes Ferrari e Jaguar, e nos últimos anos era presidente não executivo da Mercedes, atual pentacampeã de pilotos e construtores.

Globo esporte

OUTRAS NOTÍCIAS