Tempo - Tutiempo.net

Corinthians perde e se complica na Sul-Americana.

Corinthians perde de 2 a 0 para equatorianos e se complica na Sul-Americana. Foto: Divulgação

O Corinthians foi surpreendido em pleno Itaquerão e perdeu o jogo de ida da semifinal da Copa Sul-Americana, na noite desta quarta-feira (18), para o Independiente del Valle, por 2 a 0. A equipe equatoriana foi superior durante grande parte da partida e soube limitar as ações corintianas.

O atacante panamenho Gabriel Torres foi o responsável pelos dois gols da equipe equatoriana. No fim da primeira etapa, aos 44min, Torres tabelou com o meia Dájome e, cara a cara com Cássio, só teve o trabalho de deslocar o goleiro. Para fechar o marcador, aos 24 do segundo tempo, Torres recebeu cruzamento perfeito de Cabeza e só empurrou para o fundo da rede.

O Corinthians entrou mais uma vez em campo com estratégia cautelosa de Fábio Carille e, por isso, não pressionou os equatorianos no início de jogo. Pelo contrário, os corintianos sofreram um gol contra de Gil aos 10min, mas o VAR anulou após cinco minutos de análise.

O duelo de volta entre brasileiros e equatorianos ocorre na próxima quarta-feira, quando o Corinthians vai encarar a altitude de 2.850 metros acima do nível do mar, no estádio Olímpico Atahualpa, em Quito. Antes disso, o clube enfrenta o Bahia, sábado, às 19h, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A equipe equatoriana foi superior no primeiro tempo. Além de ir para o intervalo vencendo por 1 a 0, os comandados do espanhol Miguel Ángel Ramírez demonstraram um grande repertório quando tinham a posse da bola. Inclusive, chegou a abrir o placar aos 10min, mas a arbitragem assinalou impedimento. O lado direito do Del Valle, com Dajomé e Preciado, conseguiu anular as investidas de Fagner, que pouco apareceu no setor ofensivo durante a primeira etapa.

O VAR foi acionado três vezes somente no primeiro tempo de jogo. A primeira vez serviu para salvar o Corinthians de sair perdendo logo no início de jogo. Sergova lançou Dájome nas costas de Fagner, ele cruzou e Gil marcou gol contra após defesa de Cássio. O bandeirinha deu impedimento, e o Var, quando foi acionado, confirmou o impedimento no início da jogada.

Depois, o VAR foi acionado para analisar uma possível cotovelada de Dájome em Fagner, que sangrou na região da sobrancelha. Na revisão do lance, o árbitro aplicou apenas o cartão amarelo.

A terceira vez do VAR na primeira etapa foi no gol do Independiente del Valle. O auxiliar levantou a bandeira, alegando impedimento do atacante, mas o VAR validou o gol.

O atacante Gabriel Torres foi o principal responsável para a vitória. Ele finalizou apenas três vezes em toda a partida e duas delas morreram no fundo da rede de Cássio. Além disso, quando o Independiente Del Valle não conseguia sair jogando próximo à área, ele fazia muito bem o pivô e venceu alguns duelos importantes contra a zaga corintiana.

Clayson não conseguiu mais uma vez realizar jogadas de linha de fundo. Aliás, ele sequer foi para cima do marcador. O atacante “vetou” muitas jogadas do Corinthians, com toques para o lado e para o campo de defesa. Foi substituído no intervalo por Gustagol.

Após ser dominado pelo Independiente del Valle no primeiro tempo, o técnico Fábio Carille voltou com duas substituições do intervalo: Matheus Jesus e Gustagol nos lugares de Gabriel e Clayson. O esquema tático continuou o mesmo, mas os atletas mudaram de posição no quarteto ofensivo. Vital foi deslocado para a esquerda no lugar de Clayson, enquanto Love passou a ser o meia centralizado, encostado em Gustagol.

O Corinthians melhorou ofensivamente, mas insistiu demais no lado direito com Pedrinho e Fagner. Com dois centroavantes, a equipe abusou das bolas aéreas, mas não criou muitas chances de perigo. Em um contra-ataque, o del Valle marcou o segundo gol e encaminhou a classificação.

Estádio: Itaquerão, em São Paulo

Juiz: Leodán González (Uruguai)

Gols: Torres, aos 44min do 1º tempo e aos 24min do 2º tempo

Cartões amarelos: Gabriel e Fagner (COR) e Dájome (IDV)

CORINTHIANS

Cássio, Fagner, Manoel, Gil, Danilo Avelar; Gabriel (Matheus Jesus), Pedrinho (Janderson), Junior Urso, Mateus Vital, Clayson (Gustagol); Vagner Love. T.: Fábio Carille.

INDEPENDIENTE DEL VALLE

Pinos; Landázuri, Schunke e Segovia, Preciado, Franco, Pellerano, Mera (León) e Dájome; Sánchez (Corozo) e Gabriel Torres. T.: Miguel Ángel Ramírez.

FLAVIO LATIF E SAMIR CARVALHO

OUTRAS NOTÍCIAS