Tempo - Tutiempo.net

Gesto de Coutinho gera polêmica

Foto: REUTERS/Susana Vera

O noticiário sobre Philippe Coutinho no Barcelona começou com uma possível reunião para discutir sua permanência no clube. Depois, passou pela declaração do presidente Josep Bartomeu de que o brasileiro ficará no time. Poderia seguir para sua boa atuação com um golaço na vitória por 3 a 0 sobre o Manchester United, mas há um outro capítulo. Ao comemorar seu gol, o meia-atacante tampou os ouvidos e falou palavrões bem perceptíveis para quem entende a língua portuguesa.

O gesto causou polêmica na Espanha. Os jornais especulam para quem Coutinho direcionava suas palavras. O jogador não deu entrevistas, e a análise unânime da atitude é de que o brasileiro tenha dado uma resposta a alguns torcedores que o vaiavam nos últimos jogos no Camp Nou e parte da imprensa, que o criticava. No entanto, o “Sport”, de Barcelona, não aliviou para o camisa 7. Chamou o ato de “falta de respeito” aos torcedores.

Questionado sobre o episódio, o técnico do Barcelona, Ernesto Valverde, tentou se esquivar. Mas ressaltou que é preciso saber conviver com a pressão no clube.

– Eu não vi, não sei o que aconteceu. Eu fico com o golaço que ele marcou. Se foi injusto? Tem que ver, temos que saber que estamos em um clube onde o nível de exigência é muito alto, onde tem que ganhar tudo, onde existe uma grande carga midiática ao redor e todos estamos sujeitos a essa crítica. Sabemos o mundo em que estamos, mas tampouco podemos exigir que Coutinho esteja marcando gols permanentemente – declarou o treinador.

Embora o polêmico gesto tenha repercutido, Coutinho também foi elogiado. O “Marca” escreveu: “Enfim, Coutinho!”, para celebrar a primeira grande atuação do jogador na temporada. O “Sport”, mesmo que o criticou pela postura após o gol, lhe deu nota 7 e ressaltou a motivação do brasileiro até o fim do jogo. O “As” destacou a ovação que o jogador recebeu.

Philippe Coutinho chegou a 11 gols em 47 jogos na temporada, dos quais 32 foram como titular. Ele permaneceu na equipe principal mesmo com a recuperação de Dembélé, que ocupava a vaga no ataque pelo lado esquerdo antes de se lesionar. O brasileiro fez o seu terceiro gol em nove partidas na Liga dos Campeões.

O Barcelona avançou para a semifinal do torneio após quatro anos. O rival sairá do duelo entre Liverpool e Porto. As partidas da próxima fase serão disputadas nos dias 30 de abril e 7 de maio.

Globo esporte

OUTRAS NOTÍCIAS